22/11/2024
07:01

Cria da base do América atinge marca pela Série B com gol sobre o Operário < No Ataque

Adyson, atacante do América (foto: Mourão Panda/América)

O atacante Adyson, de apenas 18 anos, fez seu segundo gol pelo profissional do América, na vitória por 2 a 0 sobre o Operário, nesse sábado (6/7), no Independência. Com o tento, ele se tornou o segundo jogador mais jovem a marcar na história da Série B do Campeonato Brasileiro.

O mais jovem da lista é JP Chermont, do Santos, que marcou na vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, aos 18 anos e 100 dias. Adyson, por sua vez, balançou as redes com exatos 18 anos e 288 dias.

Depois de pouco mais de um mês, a base do América voltou a brilhar e decidir um jogo da Série B. O último gol marcado em uma vitória por um ‘DNA formador’ foi anotado por Renato Marques. Na ocasião, ele balançou as redes de forma polêmica, mas deu o triunfo ao Coelho por 2 a 1, sobre o Santos.

Adyson tem ganhado espaço no América. Nesta temporada, ele disputou 16 jogos, marcou um gol e deu duas assistências. Ele vem sendo titular no time de Cauan há três jogos. Além disso, o atacante sai do banco de reservas e ganha minutagem na maioria das partidas.

O comandante, inclusive, não poupou elogios ao jogador. Cauan citou o desenvolvimento individual de atletas que é feito no América. Nesse tipo de treinamento, são trabalhadas situações específicas com os jogadores, para que eles evoluam também pessoalmente e não apenas em grupo.

“Isso existe no América desde 2017. É um plano de desenvolvimento individual por posição. É formal e estruturado desde a base até o profissional, fazendo trabalhos individuais. Então o Adyson, o Renato, o Jhow, zagueiro. São jogadores que participam desse processo. Toda a comissão, o Kleberson, juntamente com o Diogo, o Léo, meu auxiliar. Todos eles participam nesse processo, seja com complementos do treino, ou seja numa situação pré-treino também. Treinos específicos só para eles desenvolverem esse tipo de situações”, contou.

O técnico falou da persistência de Adyson para marcar. O atacante marcou o primeiro gol pelo profissional ano passado, na vitória do América sobre o Nova Iguaçu, por 2 a 1, em jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Desde então, ele havia passado em branco em todas as oportunidades.

“É muito mérito o gol dele, uma persistência que ele teve há bastante tempo. Nós conversamos com ele, a gente sentiu que ele estava mais leve. Mais solto até nesse propósito de fazer o gol. E o gol saiu muito porque ele entrou na área, acreditou na jogada, e é isso que a gente espera dele”

Cauan de Almeida, técnico do América, sobre Adyson

Depois da partida, Adyson comemorou o gol marcado e firmou o compromisso na busca pelo objetivo na Série B: “Estou muito feliz pelo gol, acho que é um momento muito importante pra mim, para o grupo também. Graças a Deus conseguimos conquistar três pontos de casa pra sequência do campeonato.”

América na Série B

O resultado deixou o América colado na liderança, em segundo, com 25 pontos. O Santos é o líder, com 25, mas tem uma vitória a mais.

O Coelho volta a campo para enfrentar o Sport, no sábado (13/7), às 17h, na Arena Pernambuco, pela 15ª rodada da Série B.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br