O Corinthians empatou com o Fluminense por 0 a 0 na noite deste sábado, no Maracanã, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a igualdade, o timão escapou, pelo menos momentaneamente, da zona de rebaixamento da competição.
O duelo foi de pouca inspiração no Rio de Janeiro. Ambas as equipes tiveram oportunidades de gol ao longo dos 90 minutos, mas não foram eficientes.
Com o empate, o Corinthians saltou para a 16ª colocação, com 24 pontos conquistados. Já o Fluminense estaciona na 18ª colocação, com 20 unidades. O timão ainda pode voltar ao z4 nessa rodada, já que o Vitória, 17º colocado no momento, joga neste domingo contra o Cruzeiro.
Pelo Brasileiro, o Corinthians volta a entrar em campo no dia 25 (domingo), contra o Fortaleza, fora de casa. Já o Fluminense visita o Atlético, um dia antes.
Antes, as equipes entram em campo pelos mata-matas continentais. O Corinthians recebe o Red Bull Bragantino na noite de terça-feira, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, enquanto o Flu encara o Grêmio no Maracanã pelo mesmo estágio, mas da Copa Libertadores.
O jogo
O primeiro tempo foi truncado e de poucas boas jogadas no Maracanã. Aos quatro minutos, Pedro Raul saiu cara a cara com Fábio, mas desistiu da jogada ao sentir contato do defensor do Fluminense. A infração não foi marcada.
Aos 16, o Timão voltou a assustar em contragolpe, dessa vez em chute fraco de Charles para defesa segura de Fábio. Aos 22, o Tricolor respondeu com cabeçada perigosa de Ignácio em cobrança de escanteio e, aos 33, com chute de esquerda de Samuel Xavier que parou em intervenção de Hugo Souza.
A melhor chance da primeira etapa foi do Fluminense, com Kauã Elias. O jovem recebeu cruzamento na medida e cabeceou para grande defesa de Hugo Souza.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Fluminense chegou com perigo aos 12 minutos, em cruzamento rasteiro de Keno para Isaac, que finalizou em cima da defesa corintiana. Aos 17, o Corinthians abriu o placar com Charles, em contra-ataque, mas o árbitro Braulio da Silva Machado anulou após o VAR identificar falta de Ryan em Samuel Xavier na origem da jogada.
No restante do duelo, ambas as comissões técnicas realizaram substituições ofensivas, mas que na prática travaram ainda mais a partida. O Flu tentou empurrar o Timão no campo de defesa, enquanto os visitantes apostaram em jogadas de velocidade. As estratégias não funcionaram.
O Corinthians ainda esboçou uma pressão final, e assustou com finalização para fora de Ryan, aos 43 minutos. O 0 a 0, porém, não se alterou.
FLUMINENSE 0 X 0 CORINTHIANS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de agosto de 2024, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: André e Samuel Xavier (Fluminense); Charles e Ryan (Corinthians)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Ignácio (Thiago Santos) e Esquerdinha (Keno); André, Bernal (Nonato), Alexsander e Lima; Isaac (Serna) e Kauã Elias (John Kennedy)
Técnico: Sidnei Lobo (auxiliar)
CORINTHIANS: Hugo Souza; Cacá, André Ramalho e Félix Torres (Igor Coronado); Matheuzinho, Ryan, Charles e Matheus Bidu (Hugo); Rodrigo Garro (Wesley), Talles Magno (Giovane) e Pedro Raul (Pedro Henrique)
Técnico: Ramón Díaz