(foto: Reprodução Instagram)
O Cruzeiro foi ao mercado para contratar um zagueiro e anunciou, na sexta-feira (14/2), um atleta que tem “nome” de craque. Com passagem pela Seleção do Paraguai, Mateo Gamarra, de 24 anos, foi emprestado à Raposa por um ano pelo Athletico-PR.
O clube paranaense, que desembolsou quantia milionária pelo defensor no ano passado, receberá o jovem Tevis, promessa de 19 anos da base celeste, também até o fim de 2025, como parte da negociação.
Na equipe celeste, Mateo Gamarra disputará vaga com Bruno Alves, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Lucas Villalba, únicos zagueiros do time profissional disponíveis para o treinador Leonardo Jardim após a lesão de João Marcelo.
Gamarra é um zagueiro canhoto, tem 1,85m de altura e também pode atuar como lateral-esquerdo – é usado desta forma na Seleção Paraguaia. Conheça mais a carreira do jogador de 24 anos.
Início de carreira e ida ao Athletico-PR
Nascido em 20 de outubro de 2000, Mateo Gamarra teve a sua primeira experiência fora do Paraguai na temporada passada. Antes disso, ele havia jogado por Independiente-PAR, 12 de Octubre e Olimpia, tradicional equipe em que ele se destacou e rumou ao futebol brasileiro.
Gamarra foi contratado pelo Furacão no início da temporada de 2024 por R$ 17 milhões – terceira maior contratação da história do clube paranaense – junto ao Olimpia, do Paraguai, mas não teve bom desempenho.
Em 2024, o zagueiro fez 36 partidas, marcou um gol e não se firmou como titular. A dupla de zaga do Athletico-PR na campanha que terminou no rebaixamento à Série B foi Caíque Rocha e Thiago Heleno. Já neste ano, ele jogou só duas vezes.
Gamarra na Seleção Paraguaia
Durante a boa passagem pelo Olimpia, Mateo Gamarra foi convocado para defender a seleção principal do Paraguai. Ele atuou em três amistosos em 2022.
A estreia foi em 31 de agosto, na vitória sobre o México por 1 a 0 – jogou por 90 minutos. Já a segunda partida foi em 27 de setembro, diante de Marrocos. Gamarra entrou no segundo tempo, no minuto 33.
Por fim, o último amistoso do defensor foi diante da Colômbia, em 19 de novembro de 2022. Gamarra foi titular na lateral-esquerda, ao lado de Gustavo Gómez, ídolo do Palmeiras.
Nas últimas temporadas, o reforço do Cruzeiro foi convocado, mas não entrou em campo. A última oportunidade de estar na seleção foi em 10 de setembro, quando o Paraguai venceu o Brasil. Gamarra era uma opção no banco do técnico Gustavo Alfaro.
‘Nome’ de craque
Ao ver uma escalação com o “nome” Gamarra na defesa, qualquer fã de futebol ficaria tranquilo. Carlos Gamarra foi um dos grandes zagueiros da história do futebol sul-americano, e o reforço do Cruzeiro compartilha o mesmo sobrenome.
Mateo Gamarra é 29 anos mais novo e não tem nenhum parentesco com Carlos, mas coincidentemente joga na mesma posição da lenda do futebol paraguaio.
O zagueiro Gamarra da geração anterior passou por clubes brasileiros como Internacional, Corinthians – foi campeão do Brasileiro de 1998 -, Flamengo e Palmeiras, além de ter se destacado na seleção.
Pelo Paraguai, Carlos Gamarra disputou as Copas do Mundo de 1998, 2002 e 2006. No Mundial da França, em 98, o zagueiro, inclusive, fez história ao jogar os 390 minutos possíveis e deixar o torneio sem cometer uma falta sequer.