O Brasil vai disputar a final da Copa do Mundo de Futsal, contra a Argentina, neste domingo (6/10). O desempenho da Seleção, que impressiona, poderia ser ainda melhor caso um dos melhores jogadores da geração não tivesse abandonado o esporte. Trata-se do ex-ala Leozinho, que deixou as quadras para jogar no futebol de campo.
Em fevereiro de 2023, o jogador de 25 anos anunciou que havia acertado com o Hercílio Luz, que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro nesta temporada. Isso ocorreu pouco tempo depois de ele deixar o Magnus, uma das grandes equipes de futsal do país. Antes de largar as quadras, o atleta era a principal revelação do Brasil e já havia vencido dois prêmios de melhor jogador sub-23 do mundo.
No time catarinense, Leozinho fez 22 partidas e marcou dois gols. O agora atacante, deixou o o Hercílio Luz em janeiro deste ano para jogar no Ituano, da Série B. Pelo clube paulista, são 24 partidas e um tento.
Leozinho era fenômeno no futsal
No futsal, Leozinho estreou profissionalmente em 2017, pelo Magnus – único clube que atuou ao longo da carreira. O antigo ala sempre chamou atenção pela habilidade, com um jogo carregado de dribles e velocidade, muito característico do futebol de rua praticado ao redor do Brasil.
Veja alguns lances a seguir:
No time paulista, ele conquistou a Liga Nacional (2020), o Mundial (2018 e 2019), o Paulista (2020 e 2021), a Taça Brasil (2021) e a Supercopa do Brasil (2018 e 2021), sendo protagonista em praticamente todos esses títulos. As grandes atuações faziam com que ele fosse figura carimbada nas convocações da Seleção Brasileira.
Tanto é que Leozinho foi um dos destaques do Brasil na Copa do Mundo de 2021, na qual a Canarinho conquistou a medalha de bronze. No torneio, ele disputou seis jogos e marcou três gols.
Leozinho ignorou conselho de Falcão
Antes de anunciar a mudança para o campo, Leozinho conversou com Falcão, maior jogador brasileiro de futsal de todos os tempos e que também se aventurou nos gramados em determinado momento da carreira. O conselho dado pelo Rei, entretanto, não foi seguido, já que o jovem queria mesmo era seguir o sonho de infância.
“Conversei com o Falcão, sim, ele queria que eu continuasse no futsal, respeitei a opinião dele, pois é um cara que admiro muito, mas minha decisão já estava tomada! Ele me desejou muita sorte e disse que ficaria na torcida. Tenho total noção do que eu reapresentava no futsal, a minha história ficou escrita. Sou muito grato por tudo, mas sonhos são feitos para serem realizados e estou indo realizar o meu sonho”, disse Leozinho em entrevista publicado pelo uol em 2023.
Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal
O jogo entre Brasil e Argentina, pela final da Copa do Mundo de Futsal, será disputado a partir das 12h (de Brasília) do domingo (6/10), na Humo Arena, no Uzbequistão.
O duelo será transmitido ao vivo na televisão fechada pelo SporTV e no streaming pela CazéTV (Youtube) e Fifa+.
Brasil na Copa do Mundo de Futsal
O Brasil tem 100% de aproveitamento na Copa do Mundo de Futsal. Venceu Cuba (10 a 0), Croácia (8 a 1) e Tailândia (9 a 1), na fase de grupos; Costa Rica (5 a 0), nas oitavas de final; Marrocos (3 a 1), nas quartas de final; e Ucrânia (3 a 2), na semifinal.
O ala brasileiro Marcel Marques, jogador do ElPozo Murcia, da Espanha, é o artilheiro do Mundial, com 10 gols. Ele também lidera o ranking de assistências, com cinco passes.