Matheus Mendes estreou nesse domingo (19/1) na meta do América. Goleiro emprestado pelo Atlético, o jovem de 25 anos foi titular no empate do Coelho por 2 a 2 com o Uberlândia, no Parque do Sabiá, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Matheus Mendes sofreu o primeiro gol logo aos três minutos de jogo. O volante Guilherme Escuro arriscou o chute de muito longe e acertou o ângulo esquerdo do goleiro, que saltou, mas não alcançou a bola.
Nos acréscimos da primeira etapa, Alison Mira ampliou para o Uberlândia após bate-rebate na área. O atacante estava frente a frente com Matheus Mendes no momento em que desviou a bola para o gol.
Fora os chutes que resultaram em gol, o Uberlândia não finalizou mais na partida. Dessa forma, pouco exigido, Matheus Mendes terminou sem fazer defesas importantes na partida de estreia pelo América.
Chegada de Matheus Mendes ao América
No início de janeiro, Matheus Mendes assinou por empréstimo com o América até o fim de 2025. Ao fim do vínculo, o alviverde terá prioridade caso o Galo opte por negociar o atleta.
Para emprestar Matheus Mendes ao América até o fim de 2025, o Atlético ampliou o vínculo do goleiro, que antes ia até 2026 e agora vai até 2027.
Nesta quinta-feira (23/1), Matheus Mendes deve ter nova oportunidade na partida do América contra o Pouso Alegre, às 19h, no Independência, em Belo Horizonte.
Matheus Mendes pelo Atlético
Nascido em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Matheus Mendes foi grande destaque das categorias de base do Atlético e estreou profissionalmente pelo Galo em 2021, após ter bom desempenho em empréstimo ao CSA na Série B de 2020 – foram 28 jogos como titular pelo time alagoano, com 14 vitórias, nove empates, cinco derrotas e 23 gols sofridos.
A primeira partida de Matheus pelo alvinegro foi contra o Athletic, na primeira fase do Campeonato Mineiro. Semanas depois, ele ganhou nova oportunidade após Everson cometer pênalti e ser expulso na ida das semifinais do Estadual, contra o Tombense – assim que entrou em campo, o jovem arqueiro defendeu a penalidade. Na volta, Mendes foi titular, já que Everson estava suspenso.
Depois disso, o jogador mineiro só voltou a ter chances pelo Atlético em 2023, quando, em dois momentos, Everson cumpriu suspensão automática e deu lugar a ele. Nas duas ocasiões, o Galo venceu – contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileiro, por 2 a 0 – com grande atuação de Matheus -, e contra o Goiás, na Arena MRV, por 2 a 1.
Neste ano, Matheus teve várias oportunidades como titular devido a lesões nas mãos direita e esquerda sofridas por Everson entre maio e julho.
Depois de recuperado, o ídolo alvinegro, que raramente é poupado, atuou em praticamente todas as partidas – à exceção de confrontos contra o Vitória, em outubro, pelo Brasileiro, no qual foi expulso nos minutos finais, Grêmio – o jogo seguinte, em que o valadarense o substituiu devido à suspensão automática, e de embate com o Juventude em novembro, no qual Everson foi poupado visando a final da Copa Libertadores, que seria disputada na Argentina quatro dias depois.
Números do 2024 de Matheus Mendes pelo Atlético
No total, o jovem goleiro fez 13 partidas no ano – 12 como titular – e sofreu 21 gols. O número foi elevado por uma sequência ruim do time em termos defensivos, quando chegou a levar quatro gols do Flamengo e três do Botafogo – ainda assim, o percentual de defesas por jogo de Mendes no Campeonato Brasileiro é positivo, ostentando 3,5 de média, com 68% das bolas defendidas.
A notícia Como foi a estreia de Matheus Mendes, emprestado pelo Atlético, no América foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque