(foto: Ramon Lisboa/EM/DA.Press)
Recém-contratado pelo Atlético, Caio Paulista estreou pelo alvinegro já nesse sábado (15/2), ao entrar no segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Tombense pela semifinal do Campeonato Mineiro. Lateral-esquerdo nos últimos anos, ele atuou como ponta pelo lado direito, algo que deve se repetir nas próximas partidas, segundo o técnico Cuca.
Em entrevista coletiva ainda no Mineirão, após a vitória, o comandante do Galo disse como pretende utilizar o jogador, que ele mesmo definiu como “polivalente”.
“Ele veio para ser polivalente. Para jogar na segunda linha pelo lado esquerdo, pelo lado direito. Ele joga por dentro também, no meio. Não é um camisa 10, mas é aquele ponta-de-lança, que vai ter as infiltrações. Ele tem muita força. E é lateral-esquerdo”, iniciou.
Caio Paulista foi emprestado pelo Palmeiras ao Atlético até o fim da temporada. Contra o Tombense, ele entrou aos 38 minutos do segundo tempo e teve a melhor participação quando quase marcou um golaço ao tentar acertar o ângulo, mas a bola passou por cima.
“Ele vem para encorpar ainda mais o nosso elenco. Esse tipo de contratação geralmente faz o teu “caldo engrossar”. Estamos contentes com a vinda dele.”
Cuca, técnico do Atlético
A mudança de posição e a ascensão de Caio Paulista
Nascido na capital do estado de São Paulo em 11 de maio de 1998, Caio Fernando de Oliveira passou pelas bases de Ceará, Fluminense e Avaí, equipe em que se profissionalizou. Em 2020, ele retornou ao Triciolor Carioca e ficou por três temporadas atuando pelas pontas direita e esquerda.
A ida de Caio Paulista ao São Paulo ocorreu em 2023, essa que foi a única temporada que ele disputou pelo time do Morumbi. Com a camisa do Tricolor Paulista, foram 50 jogos, cinco gols, duas assistências, o título da Copa do Brasil e uma mudança de posição importante.
Sob comando de Dorival Júnior, Caio Paulista deixou definitivamente a ponta e foi titular como lateral-esquerdo. Além dos números, os bons desempenhos chamaram a atenção, e ele foi um dos destaques do futebol brasileiro na ala em 2023.
A queda no rival
O bom desempenho rendeu a Caio Paulista a ida ao Palmeiras, em uma transferência bem turbulenta. Com o fim do empréstimo junto ao Fluminense, a diretoria do São Paulo já havia falado publicamente que ele ficaria no Morumbi em 2024, mas o negócio desandou, e o lateral foi para o rival.
O Palmeiras “atravessou” a negociação e pagou ao Fluminense 3,8 milhões de dólares (R$ 18,5 milhões na cotação da época) para fechar com Caio Paulista, que assinou até dezembro de 2028. Porém, a contratação teve mais mídia do que resultado em campo, em uma clara queda na carreira do atleta.
Com a camisa alviverde, Caio Paulista fez 39 jogos em 2024 e deu três assistências. Além de não marcar nenhum gol, o lateral foi reserva de Piquerez e Vanderlan durante a temporada, assumindo a titularidade apenas na reta final, já com o uruguaio machucado.
Em 2025, Caio Paulista atuou duas vezes, ambas como titular: no empate com Noroeste por 1 a 1 e na derrota para o Novorizontino por 2 a 1.