A negociação que terminou com um desfecho frustrante para o Cruzeiro envolvendo Dudu ficou no passado, tanto é que as partes retomaram as tratativas há algumas semanas e intensificaram após a rescisão do atacante com o Palmeiras, nessa quinta-feira (12/12). O desacerto ocorrido em junho deste ano foi superado por um dos principais envolvidos em todo o imbróglio: Alexandre Mattos. O CEO da Raposa ‘virou a página’ e manteve a amizade com o ídolo do time paulista.
Mattos e Dudu construíram uma relação de parceria durante o período em que o dirigente trabalhou no Palmeiras. Foi ele, inclusive, o responsável por levar o ponta para o Verdão em 2015. Além disso, a amizade vai além do futebol.
O diretor da Raposa foi padrinho de casamento do atacante com a empresária Paula Campos, no fim de 2022. À época, Mattos gravou um vídeo agradecendo o jogador de 32 anos pela amizade construída.
O gesto de carinho também foi retribuído por Alexandre, que convidou Dudu para ser padrinho de seu matrimônio com Jordana Ortiz, em dezembro de 2018.
Como ficou a amizade após negociação frustrada?
Em entrevista ao Jogo Aberto, da TV Band, em setembro deste ano, Mattos afirmou que não guardou mágoa do atacante pelo recuo em acertar com o Cruzeiro. Ele interpretou a decisão do atleta como uma “avaliação equivocada” pela quebra do pacto. Foi o camisa 7 quem procurou a Raposa, à época.
“Continuo achando, e falei isso para ele e para o André (Cury, empresário de Dudu), que cometeu, na minha opinião, uma avaliação equivocada. Ele vinha num desejo forte e, quando as coisas caminhavam, ele perdeu uma oportunidade”, iniciou.
“O que aconteceu foi uma surpresa. A gente entendia que a dificuldade seria do Palmeiras, do momento do clube, eleição e tudo mais. O Palmeiras foi muito profissional. E quando a gente conseguiu romper isso, ninguém imaginava que teríamos essa mudança de pensamento do Dudu”, acrescentou.
Apesar disso, Mattos disse que continua amigo de Dudu: “Sou profissional, como o Dudu é, torço por ele, é meu amigo. Não vai acabar uma relação que foi próxima, de irmandade, por causa desse episódio (…) Não cabe a mim pensar. O Dudu segue o caminho dele e, quem sabe no futuro, estaremos juntos em alguma situação, independente qual seja”, completou.
Dudu, Cruzeiro e Palmeiras negociaram em julho
Dudu foi o protagonista da ‘novela’ que agitou o noticiário esportivo em junho. No dia 15, o Cruzeiro animou a torcida ao comunicar que havia entrado em acordo com o Palmeiras para contratar o atacante. O clube mineiro ainda disse que aguardava o jogador desembarcar em Belo Horizonte para realizar exames e assinar o vínculo.
À época, No Ataque apurou que Dudu teria um aumento no salário em relação aos vencimentos recebidos no Palmeiras, além de quatro anos de contrato. O Palmeiras ainda receberia uma compensação financeira de cerca de R$ 23 milhões pela venda do jogador.
Se a torcida cruzeirense ficou em êxtase com a contratação, sobrou preocupação para os fãs do Palmeiras, que aguardavam o retorno de Dudu ao time. Inclusive, a Mancha Verde ‘vetou’ a saída do ídolo.
Após pressão da torcida organizada, Dudu fez um pronunciamento nas redes sociais informando a continuidade no Palmeiras. O Cruzeiro, por sua vez, publicou uma nota e revelou que tirou a proposta de compra pelo atacante.
Na oportunidade, o Cruzeiro tratou o assunto Dudu como encerrado no clube, sem qualquer possibilidade de ser retomado no futuro. No entanto, a Raposa recuou na decisão e aceitou dar continuidade às tratativas.
Nessa quinta-feira (12/12), Dudu acertou a rescisão contratual com o Palmeiras e ficou livre no mercado. Ele tinha vínculo até dezembro de 2025. Como apurou a reportagem, o atacante tem conversas adiantadas para defender as cores do Cruzeiro a partir do ano que vem.
No Ataque apurou que André Cury tem uma reunião marcada com Alexandre Mattos, em Belo Horizonte, para definir os últimos detalhes da contratação do atacante.
A princípio, o contrato de Dudu na Toca da Raposa 2 será de três anos. Ele receberá um salário bem inferior ao que tinha no Palmeiras, mas ainda assim será um dos mais bem pagos do elenco celeste.
Já existe um acordo verbal entre Cruzeiro e Dudu. No entanto, depois do caso da negociação frustrada que ocorreu no meio do ano, a diretoria da Raposa trata o assunto com mais cautela.