O Vitória chegou ao segundo triunfo seguido no Brasileirão ao derrotar o Juventude, neste sábado (21/9), por 1 a 0, no Barradão. Gustavo Mosquito, cobrando pênalti, marcou o gol do triunfo rubro-negro.
O resultado faz o time de Salvador pegar o elevador na tabela. A equipe pula de 18º para 15º, ganhando três posições e, consequentemente, deixa a zona do rebaixamento (ao menos até o fim deste sábado).
Vitória x Juventude: o jogo
Fazendo uso da força de seu estádio, o Vitória tomaou as rédeas do jogo. No primeiro grande momento, Gabriel fez uma defesaça em lindo chute de Matheusinho, principal jogador do Leão em campo. A bola ia no ângulo, mas o goleiro do Juventude fez uma intervenção providencial, com a ponta dos dedos, aos 17′.
O jogo parecia que ia para o intervalo zerado. Até que Yan Souto vacilou, e Carlos Eduardo disparou rumo à área, driblando Gabriel, aos 44′. O goleiro chegou atrasado e deu um carrinho no atacante, mas o árbitro Braulio da Silva Machado deixou o lance seguir, pois Raúl Cáceres ainda poderia fazer o gol. O jogador, porém, perdeu a chance, com o árbitro indo ao VAR e marcando o pênalti para o time da casa.
Demonstrando confiança, Gustavo Mosquito pediu a bola e foi para a cobrança, anotando seu primeiro gol com a camisa do Vitória. O ex-corintiano bateu rasteiro, no meio, iludindo Gabriel.
Na etapa final, o Vitória seguiu melhor, criando as melhores oportunidades. Numa delas, Matheusinho acertou o travessão do Juventude, quase ampliando o marcador.
O técnico Jair Ventura promoveu mudanças, colocando o time no ataque. Em resposta, o Vitória se retraiu, chamando o adversário para seu campo e tentando explorar os contra-ataques. Todavia, nenhum deles foi efetivo.
A equipe gaúcha chegou a assustar em cabeçada de Zé Marcos, mas o zagueiro errou o alvo e mandou para fora na última chance do jogo. Ao apito final, festa da torcida com os jogadores do Vitória no Barradão.
Próximos passos
O Vitória só volta a campo no próximo domingo (29), quando visita o Inter, no Beira-Rio, pela 28ª rodada. O time é o 15º na tabela, com 28 pontos – mesma pontuação do Corinthians, primeiro dentro do Z-4.
Já o Juventude, que também só tem o Brasileirão pela frente, fica em 11º, com 32 pontos. A equipe Jaconera recebe o Red Bull Bragantino na próxima rodada, no Alfredo Jaconi, também no domingo.
VITÓRIA 1 x 0 JUVENTUDE
VITÓRIA: Muriel; Raúl Cáceres, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Filipe Machado (William Oliveira, 17’/2ºT), Luan (Ricardo, 26’/2ºT) e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Hugo José, 27’/2ºT), Janderson (Lawan, 27’/2ºT) e Carlos Eduardo (Everaldo, 17’/2ºT). Técnico: Thiago Carpini.
JUVENTUDE: Gabriel; João Lucas, Yan Souto (Oyama, 21’/2ºT), Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson e Nenê (Gabriel Inocêncio, 33’/2ºT); Lucas Barbosa (Luís Mandaca, 33’/2ºT), Edson Carioca (David, 21’/2ºT) e Gilberto (Carrillo, 21’/2ºT). Técnico: Jair Ventura.
Brasileirão-2024 – 27ª rodada
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA)
Data e hora: 21/9/2024, às 16h (de Brasília)
Gols: Gustavo Mosquito, 45+2’/1ºT (1-0);
Cartões amarelos: Carlos Eduardo, Janderson, Matheusinho (VIT); Zé Marcos, Gabriel, Jadson, Lucas Barbosa (JUV)
Público: 24.621
Renda: R$ 627.926,00
Árbitro: Bráulio Da Silva Machado (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)