(foto: Fernanda Trindade/Athletic Club)
O Athletic se classificou para a decisão do Troféu Inconfidência ao vencer o Democrata por 1 a 0. As equipes se enfrentaram nesta sexta-feira (21/2), na Arena Sicredi, em São João del-Rei, pelo jogo de volta da semifinal. A partida de ida, no Mamudão, em Governador Valadares, havia terminado empatada por 0 a 0.
O único gol foi marcado pelo atacante Welinton Torrão, cria da base do Cruzeiro, aos 35 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, o camisa 7 subiu mais que a defesa adversária e cabeceou no canto do goleiro Thulio.
O Esquadrão poderia ter ampliado o placar aos 46 minutos do segundo tempo, quando teve um pênalti a favor. O lateral-esquerdo Yuri se encarregou da cobrança e bateu forte, entre o centro da meta e o canto, mas parou em defesa de Thulio com os pés.
O Democrata também criou chances. No fim do primeiro tempo, Luann balançou a rede em bela finalização no ângulo, porém o VAR identificou o impedimento. Já na etapa final, aos seis minutos, Wender quase surpreendeu o goleiro Diogo Vitor com uma bola cruzada na trave.
Adversário do Athletic
O adversário do Athletic na final do Troféu Inconfidência ainda não está definido. O jogo entre Betim e Uberlândia, na Arena Vera Cruz, em Betim, foi paralisado aos 17 minutos do segundo tempo por causa de uma instabilidade no gerador de energia do estádio.
O duelo na Região Metropolitana de Belo Horizonte será retomado neste sábado (22), às 10h, também na Arena Vera Cruz, sem a presença de público. O Betim vence por 1 a 0 – gol de Diego Jardel após passe de Paulo Henrique.
O campeão do Troféu Inconfidência terminará o Campeonato Mineiro na quinta colocação geral e terá vaga garantida na Copa do Brasil de 2026. As finais estão previstas para os dias 8 e 15 de março.
Próximos jogos
O Athletic agora concentra suas atenções na Copa do Brasil. A estreia no torneio será na terça-feira (25/2), às 19h30, contra o Barcelona (BA). O confronto ocorrerá no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, na Bahia.
Caso passe pelo Barcelona, o Athletic pegará o Grêmio na Copa do Brasil. As duas primeiras fases acontecem em partida única, com disputa por pênaltis se houver empate no tempo regulamentar.
O time de São João del-Rei terá calendário cheio em 2025, já que representa Minas Gerais na Série B do Campeonato Brasileiro juntamente com o América. Na primeira rodada, enfrentará o Atlético-GO, fora de casa, em 4, 5 ou 6 de abril.
Por sua vez, o Democrata não tem mais compromissos oficiais nesta temporada. A posição do clube de Governador Valadares no estadual rendeu o direito de competir na Série D de 2026.