O Palmeiras perdeu para o Vitória, por 2 a 0, na noite deste sábado (27/7), e conheceu uma primeira derrota no Allianz Parque nesta temporada. Osvaldo e Matheusinho marcaram os gols do triunfo do Leão em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A equipe de Abel Ferreira entrou em campo com uma escalação alternativa, já que precisou poupar alguns jogadores antes da maratona que vem na sequência da temporada.
O Vitória, por sua vez, contou com a estreia de dois ex-jogadores do Cruzeiro: o zagueiro Neris e o meio-campista Filipe Machado.
Com esse resultado, o Verdão somou sua segunda derrota seguida no Brasileiro e se mantém na terceira posição, com 36 pontos, e pode ver Botafogo e Flamengo ampliarem a vantagem nas primeiras posições. O Vitória, por sua vez, chegou a 18 pontos, e saiu da zona de rebaixamento, ocupando a 16ª posição.
Pelo Brasileirão, o Palmeiras volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), às 17 horas (de Brasília). O Vitória duela com o Cuiabá, no Barradão, em Salvador (BA), às 16 horas. Antes de voltar as atenções ao Brasileiro, o Verdão duela com o Flamengo, na quarta-feira, em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A bola rola às 21h30, no Maracanã.
O jogo
A primeira chegada do Palmeiras foi aos quatro minutos. Caio Paulista cruzou na área, mas Rony não conseguiu chegar na bola para concluir. Por volta dos oito minutos, Estêvão driblou a marcação na área, cruzou pelo alta e a defesa do Vitória afastou. Na sequência, Richard Ríos recebeu no meio após cobrança de escanteio e finalizou de fora da área, mas para fora. Aos 12 minutos, o Verdão teve a chance mais clara do jogo até o momento. Naves encontrou bom passe para Mauricio, que bateu de fora da área e viu Lucas Arcanjo espalmar. Rony tentou no rebote e parou no goleiro, mas o lance estava em impedimento.
Aos 18, Estêvão cruzou na área, Vitor Reis desviou de cabeça e a bola sobrou para Mauricio, que finalizou sem ângulo. Estêvão conseguiu recuperar e passou para Ríos. O colombiano tentou de fora da área e a bola desviou na defesa. O Vitória arriscou por volta dos 28, com chutes de Lucas Esteves e Willian Oliveira, de fora da área, que foram por cima da meta de Marcelo Lomba. A resposta palmeirense veio em seguida. Caio Paulista mandou na área e por pouco não chegou na bola. Pouco depois, Osvaldo tentou pelo lado do Vitória, mas Giay bloqueou e Caio Paulista completou para fora.
O Vitória cobrou uma falta de longe, direto, aos 25, e Lomba fez a defesa tranquila. Cinco minutos depois, Naves tentou de fora da área, a bola desviou em dois jogadores adversários e sobrou para Rony, mas o atacante mandou para fora. Aos 45, no contra-ataque, Caio Paulista recebeu de Estêvão, bateu firme e mandou por cima do gol de Lucas Arcanjo.
Na volta para o segundo tempo, Richard Ríos cobrou falta distância e mandou longe do gol. O Vitória criou a melhor chance aos seis minutos do segundo tempo e abriu o placar. O Palmeiras perdeu a bola no lado direito, Osvaldo recebeu na esquerda, driblou Giay e finalizou da entrada da área para balançar a rede de Lomba. Pouco depois, Giay acionou Mauricio na área, o meia bateu para o gol e parou na defesa de Lucas Arcanjo. Aos 18, Flaco López tentou pela direita, mas no cruzamento foi travado e ganhou escanteio.
Aos 25 minutos, Rony ajeitou para Flaco López, o argentino dominou e bateu, mas acabou travado pela defesa rubro-negra. Minutos depois, Flaco arriscou de cabeça depois de cobrança de escanteio na área e mandou por cima da meta adversária. Em desvantagem no placar, o Palmeiras tentou algumas jogadas, mas não teve sucesso para buscar a igualdade no marcador.
Ainda, aos 37, o Vitória ampliou. Alerrandro puxou contra-ataque e tocou para Matheusinho, que chegou livre na direita e, cara a cara com Lomba, finalizou e balançou a rede. Minutos depois, Dudu acionou Mauricio, que cruzou na área e Rony arriscou de bicicleta. Aos 45, o Vitória ficou desfalcado. José Breno cometeu falta dura em Flaco López e, depois de revisão do VAR, recebeu cartão vermelho. Assim, com um a mais, o Palmeiras tentou pressionar nos minutos finais para tentar diminuir o prejuízo. Nos acréscimos, Giay tentou da entrada da área e mandou perto do gol. Quase no último minuto, Felipe Anderson acertou uma pancada na trave.
PALMEIRAS 0 X 2 VITÓRIA
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Data: 27 de julho de 2024, sábado
- Hora: 19 horas (de Brasília)
- Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
- Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
- VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa/RN)
- Cartão vermelho: José Breno (Vitória)
- Cartões amarelos: Gabriel Menino e Flaco López (Palmeiras); Muriel (do banco), Lucas Esteves, Osvaldo, Edu, Thiago Carpini (técnico), Janderson e Everaldo (do banco) (Vitória)
- Público: 39.609 torcedores
- Renda: R$ 3.199.707,92
- Gols: Osvaldo, aos seis minutos do 2°T; e Matheusinho, aos 37 minutos do 2°T (Vitória)
PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Giay, Vitor Reis, Naves e Caio Paulista (Vanderlan); Richard Ríos (Aníbal Moreno), Gabriel Menino (Felipe Anderson), Maurício; Lázaro (Flaco López), Estêvão (Dudu) e Rony.
Técnico: Abel Ferreira
VITÓRIA: Lucas Arcanjo, Willean Lepo, Neris (Edu), Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Filipe Machado), Léo Naldi (José Breno); Matheusinho, Osvaldo (Zé Hugo) e Janderson (Alerrandro).
Técnico: Thiago Carpini