Estreante no Campeonato Mineiro, o Betim começou bem a competição ao vencer Itabirito (1 a 0) e Aymorés (2 a 0) nas duas primeiras rodadas. Além de buscar uma campanha segura no estadual, o clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte trabalha para organizar sua estrutura. O principal projeto em vista é a construção de um estádio com capacidade para 10 mil pessoas.
A novidade foi divulgada em 5 de agosto de 2024, uma semana depois de o Betim Futebol conquistar o título do Módulo II do Mineiro com vitória sobre o Aymorés na decisão. Na ocasião, o então prefeito do município de Betim, Vittorio Medioli, anunciou a cessão de um terreno de 50 mil metros quadrados no bairro Alto das Flores.
O complexo esportivo contará com estacionamento exclusivo para os ônibus dos times, tribuna de imprensa, camarotes e arquibancadas no entorno de todo o campo. Além disso, o espaço funcionará como arena multiuso para receber shows e eventos. O investimento de R$ 60 milhões será coordenado pelo Betim Futebol por meio de recursos de investidores.
Em recente entrevista ao No Ataque, o presidente do Betim, Fred Pacheco, afirmou que o estádio é uma demanda específica para que o Betim se consolide na primeira divisão do Campeonato Mineiro e se classifique às competições nacionais. A meta em longo prazo é alcançar a Série B do Brasileiro.
“O primeiro objetivo nosso de longo prazo é a estabilidade. Queremos chegar na Série B, mas de forma estável, com condições de continuidade – isso é o mais difícil. Chegar é difícil, permanecer é mais ainda. Temos que criar estrutura para isso, o estádio é uma demanda específica para que tenhamos condições, assim como a infraestrutura de treinamento. Betim comporta isso é uma cidade rica. Queremos nos tornar referência no estado”.
Fred Pacheco
A cidade de Betim tem 411 mil habitantes e é sede de indústrias de grande porte, como a montadora de automóveis Fiat e a refinaria de petróleo da Petrobras. A conclusão do estádio multiuso abrangeria municípios vizinhos, casos de São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Sarzedo e Esmeraldas.
Onde o Betim joga atualmente?
O Betim Futebol joga atualmente na Arena Vera Cruz, que pertence ao Vera Cruz Futebol Clube, time amador de Betim. A praça esportiva oferece boas condições de gramado e infraestrutura para os jogadores, porém a capacidade de público ainda é pequena. O laudo de engenharia entregue à Federação Mineira de Futebol liberava a presença de no máximo 1.834 torcedores.
O clube realizou a instalação de arquibancadas metálicas com o intuito de ampliar para 3.500 lugares. Todavia, não foi possível utilizar o espaço no primeiro compromisso como mandante no estadual, diante do Aymorés, em 22 de janeiro.
O próximo jogo do Betim é contra o Cruzeiro, fora de casa, pela terceira rodada do Mineiro. As equipes se enfrentam neste sábado (25/1), às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.