21/10/2024
22:35

Clube campeão continental pode ser rebaixado em ano de centenário

Clube campeão continental pode ser rebaixado em ano de centenário

Clube campeão continental pode ser rebaixado em ano de centenário (Athletico-PR foi campeão da Sul-Americana em 2018)

O ano do centenário não trouxe bom agouro ao Athletico-PR, que passa por apuros no Campeonato Brasileiro e pode terminar a temporada rebaixado. A equipe não vive bom momento, sofre com sequência ruim na competição e está na zona da degola. Na história recente, o time despontou como destaque e ergueu duas cobiçadas taças – da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

Até aqui, o Furacão soma 31 pontos e está em 18° na tabela – são oito vitórias, sete empates e 13 derrotas – a um ponto de diferença para o Vitória, primeiro fora do Z4. O time não vence há 10 jogos (três empates e sete derrotas). Sob o comando do técnico argentino Lucho González, o aproveitamento é de 36%.

A equipe rubro-negra tem dois jogos a menos – entra em campo nesta terça-feira (22/10), para enfrentar o Fluminense, às 19h30, no Maracanã, e encara posteriormente o Atlético, por ora sem data confirmada.

Números

Antes de Lucho González, três técnicos passaram pelo comando do time – Juan Carlos Osorio, Cuca e Martín Varini. Com a falta de resultados e os cargos pressionados, nenhum se manteve.

A campanha dentro de casa é ruim. Pela Série A, são 13 jogos – quatro vitórias, três empates e seis derrotas. O último triunfo foi sobre o Criciúma, por 3 a 1, em 13 de junho – há mais de quatro meses.

Fora de casa, o desempenho também deixa a desejar. São 15 jogos, quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas. A última vitória foi sobre o Cuiabá, por 2 a 1, em 28 de julho.

Título recentes

Fundado em 26 de março de 1924, o Athletico-PR viveu ascensão nos últimos anos. Em 2018, foi campeão da Sul-Americana vencendo o Junior Barranquilla, da Colômbia. Depois disso, ficou com a taça da Copa do Brasil em 2019 após ganhar do Internacional.

Em função das boas campanhas na Série A, garantiu vaga nas importantes competições continentais – chegou a disputar a final da Copa Libertadores contra o Flamengo, em 2022 (perdeu por 1 a 0).

Em 2021, o Furacão foi novamente à final da Copa do Brasil, mas perdeu para o Atlético. Contudo, na Sul-Americana, no mesmo ano, conquistou o bi ao superar o Bragantino.

O Athletico ainda tem em sua sala de troféus o Campeonato Brasileiro de 2001, conquistado em cima do São Caetano na decisão.

A notícia Clube campeão continental pode ser rebaixado em ano de centenário foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br