O primeiro clássico da temporada 2024/25 entre Minas e Praia é logo ali! As equipes se enfrentam neste domingo (22/9), às 16h, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei, no Ginásio Sesi Taguatinga, em Brasília. No clima, Claudinha, antiga levantadora do clube de Uberlândia, revelou que, na temporada 2022/23, o elenco precisou de ajuda especial para triunfar no duelo.
O Praia chegou à final das últimas seis edições da Superliga Feminina. Em 2017/18, venceu o Rio de Janeiro. Nas três decisões posteriores (2018/19, 2020/21 e 2021/22), parou para o Minas. Em 2022/23, finalmente triunfou. E voltou a perder na última final.
A dificuldade do clube uberlandense de triunfar em decisões diante do maior rival não é restrita ao principal torneio nacional. O Praia esteve em sete das últimas oito decisões do Campeonato Sul-Americano. Foram seis contra o Minas e duas vitórias (2021 e 2023).
Outro exemplo é a Copa Brasil. Os times mineiros decidiram o campeonato quatro vezes – são três vitórias do Minas e uma do Praia (em 2024).
Em entrevista exclusiva ao No Ataque, Claudinha, quem esteve no meio de rede do Praia por 10 anos, detalhou que ficar tantas vezes no quase fez com que o clube buscasse ajuda de um psicólogo. A levantadora não entrará em quadra nesta temporada, pois optou por dar uma pausa na carreira para tentar realizar o sonho de ser mãe.
A identidade daquela equipe foi muito sensacional, só que precisava virar uma chavinha ali para conquistar o título, porque a gente sempre passava várias temporadas em primeiro lugar, ganhando de todo mundo. E era sempre no detalhe. Era sempre aquela coisa frustrante ‘por que a gente não consegue?’. A partir desse momento, eles buscaram um profissional. E vamos trabalhar o quê? Vamos trabalhar o que realmente precisa ser trabalhado. Nós não conseguimos ganhar em finais. E vamos ser mais específicos, em cima do Minas. A gente começou a trabalhar e deu certo. Fomos campeãs da Superliga, da Sul-Americana. Foi um ano, um ciclo para fechar aquele grupo sensacional com chave de ouro
Claudinha, levantadora
Desde a temporada 2018/19, marcada pelo título da Superliga, o Praia venceu o Minas em nove decisões. Já o clube da capital mineira foi superior em 14 finais.
Minas e Praia no Mineiro
Antes do clássico, Minas e Praia têm outro compromisso neste sábado (21/9), pela segunda rodada do Mineiro. O clube de Belo Horizonte encontra o Brasília, às 19h30, no Sesi Taguatinga. Enquanto a equipe de Uberlândia encara o Mackenzie, às 17h, no mesmo local.
Minas x Praia em 2024/25
O clássico pão de queijo se repetirá diversas vezes na temporada 2024/25. E com emoções a mais, já que, com a camisa aurinegra, estão a central Carol Gattaz e a levantadora Macris, atletas marcantes na história do clube celeste.
A depender dos resultados da primeira fase do Campeonato Mineiro, Minas e Praia podem se reencontrar na semifinal ou na decisão.
Em 11 de outubro, disputarão a Supercopa. A final do torneio reúne o campeão da Copa Brasil (time de Uberlândia) e o vencedor da Superliga (equipe de Belo Horizonte). O confronto será na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, às 19h.
Na Superliga, as equipes medirão forças pelo menos duas vezes – no primeiro e no segundo turno. Em caso de classificação ao mata-mata, podem voltar a se encontrar.
Também jogarão o Mundial e o Sul-Americano. Caso terminem o primeiro turno da Superliga entre as oito melhores equipes, brigarão pela Copa Brasil.