(foto: Reprodução Instagram)
O título da Copa do Brasil de 2005 foi o auge do Paulista de Jundiaí. Vinte anos, depois o time tenta se reconstruir e subir os degraus para retornar ao mais alto nível do futebol de São Paulo. Atualmente, o time lidera a quarta divisão do estadual com folga.
Com sete rodadas disputadas no Paulistão A4, o Paulista tem 18 pontos: venceu seis partidas e perdeu apenas uma vez – diante do União Barbarense, no sábado (15/2), em casa, no Jayme Cintra, por 3 a 1.
Esses gols, inclusive, foram os únicos que o time de Jundiaí sofreu no Estadual. Nas seis primeiras rodadas, o Paulista marcou 10 vezes, não foi vazado e dominou os primeiros compromissos na quarta divisão.
Atualmente, o Paulista lidera com cinco pontos a mais que o vice-líder São Caetano. A próxima partida será na quarta-feira (19/2), às 20h, diante do Barretos, fora de casa.
Do auge à queda
O Paulista foi campeão da Copa do Brasil de 2005 com ídolos do Atlético, como Victor e Réver, despontando no elenco. Contudo, o time de Jundiaí teve queda brusca a partir da participação na Copa Libertadores de 2006 e chegou à quinta divisão estadual.
Só que a equipe foi campeã do torneio em 2024 e retornou ao Paulistão A4 para esta temporada. O projeto, que está sendo bem desenvolvido ao ver a classificação da quarta divisão, é disputar o A3 em 2026 e seguir retomando o espaço no cenário estadual.