Na decisão com os melhores do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei, melhor para o Conegliano! O time italiano derrotou o anfitrião Tianjin Bohai Bank-CHI por 3 sets a 0, neste domingo (22/12), no Huanglong Sports Center, em Hangzhou, na China, e conquistou o título do torneio intercontinental.
Apenas uma grande zebra impediria que o Conegliano, recheado de craques, incluindo Gabi Guimarães, avançasse. Depois de cinco jogos e cinco vitórias por 3 sets a 0, as italianas chegaram ao topo do mundo pela terceira vez (2019, 2022 e 2024).
Do outro lado da quadra, o Tianjin também fez campanha histórica. Foi a primeira vez que um time chinês chegou à final. Ainda, deu uma medalha de prata ao país de forma inédita.
- Leia também: Conegliano em busca do topo: veja ranking de campeões do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei
Tianjin Bohai x Conegliano
Comandante do Tianjin Bohai Bank, Fang Chen selecionou Wang Y.Z., Fetisova, Chen B.Y., Li Y.Y., Wang Y.Y., Yao D. e Liu L.W. Técnico do Conegliano, Daniele Santarelli escalou Wolosz, Gabi Guimarães, Sarah Fahr, Isabelle Haak, Zhu T., Chirichella e Monica De Gennaro.
O Conegliano cometeu erros incomuns e não iniciou o set de forma avassaladora como nas outras partidas. Encontrou, do outro lado da quadra, um Tianjin organizado e bem postado defensivamente. Ponto a ponto, as equipes protagonizaram primeiro set equilibrado, com grande volume de jogo.
As chinesas assumiram a liderança do placar e construíram vantagem importante. No entanto, as italianas se recuperaram na reta final. Em sequência animadora, chegaram ao set point e fecharam por 25 a 21.
O Conegliano voltou melhor ao segundo set. Por vezes, soube anular as peças importantes do Tianjin e foi mais eficiente no ataque. Embalado e liderado por Haak, disparou na frente e venceu tranquilamente por 25 a 15.
A terceira parcial ganhou equilíbrio. Em partes da primeira metade, o Tianjin ocupou a liderança do marcador. Mas, novamente, perdeu o controle e sofreu a virada. O Conegliano, invencível, dominou todas as ações e fechou o jogo por 25 a 20.
Disputa pelo terceiro lugar
Na disputa pelo terceiro lugar, o Milano-ITA levou a melhor diante do Praia Clube. Venceu por 3 sets a 0, também neste domingo e no mesmo local, e conquistou o bronze.
Campeões ano a ano do Mundial de Vôlei
- 1991 – Sadia EC (Brasil)
- 1992 – Olimpia Teodora (Itália)
- 1994 – Sorocaba (Brasil)
- 2010 – Fenerbahçe (Turquia)
- 2011 – Rabita Baku (Azerbaijão)
- 2012 – Osasco (Brasil)
- 2013 – VakifBank (Turquia)
- 2014 – Dínamo Kazan (Rússia)
- 2015 – Eczacibasi (Turquia)
- 2016 – Eczacibasi (Turquia)
- 2017 – VakifBank (Turquia)
- 2018 – VakifBank (Turquia)
- 2019 – Conegliano (Itália)
- 2020 – Edição cancelada devido à pandemia de COVID-19
- 2021 – VakifBank (Turquia)
- 2022 – Conegliano (Itália)
- 2023 – Eczacibasi (Turquia)
- 2024 – Conegliano (Itália)
A notícia Campeão! Conegliano vence Tianjin Bohai e conquista o Mundial de Clubes Feminino de Vôlei foi publicada primeiro no No Ataque por Sofia Cunha