22/11/2024
03:12

Brasileira que completou o Ironman 27 vezes será incluída no hall da fama < No Ataque

Fernanda Keller, primeira brasileira a competir e subir ao pódio no Ironman World Championship (foto: Divulgação/Ironman)

O Ironman tem o prazer de anunciar que abrasileira Fernanda Keller e a norte-americana Kathleen McCartney serão incluídas no Hall da Fama da modalidade neste ano. A cerimônia de inclusão está planejada para a semana da prova masculina VinFast Ironman World Championship 2024, em Kailua-Kona, no Havaí. As duas atletas também serão homenageadas durante a prova feminina VinFast Ironman World Championship 2024 em Nice, na França.

Fernanda Keller se tornou a primeira mulher brasileira a competir e subir ao pódio no Ironman World Championship e completou a prova impressionantes 27 vezes, com 23 anos consecutivos entre as aproximadamente 100 participações em provas do circuito Ironman. Como profissional, Fernanda é a única triatleta no mundo a conquistar por seis vezes o terceiro lugar geral, de 1994 a 2000, e somar mais 14 participações entre as dez melhores mulheres nos anos seguintes. Além disso, Fernanda venceu o Ironman Brasil por cinco vezes e foi vice-campeã quatro vezes.

Keller se tornou um ícone nacional do esporte no Brasil e continua sendo uma das triatletas mais bem-sucedidas de todos os tempos, destacada em 2015 como uma das mulheres mais poderosas do esporte pela Forbes. O impacto de Keller no Ironman e no esporte feminino continua até hoje. Defensora da saúde mental e do esporte como ferramenta de inclusão social, fundou o Instituto Fernanda Keller, que tem o objetivo de atender adolescentes de famílias de baixa renda por meio da educação e da atividade física. Em 2024, o instituto celebra seu 25º ano de operação.

“Realmente dediquei minha vida a este esporte e à divulgação do Ironman no Brasil. Estou orgulhosa de ser mulher porque quando comecei a fazer Ironman, todos me diziam que isso não era para meninas. Eu não me via como menina ou menino. Isso se tornou algo que usei como minha força para mostrar que estavam errados. Em poucos anos me tornei campeã nacional e provei que estavam errados; que o triatlo não é apenas para meninos, mas para todos nós. No ano passado, celebrei meu 60º aniversário em Kona e pude ver esse legado enquanto pedalava. É uma grande honra para mim”, comemorou Keller.

Kathleen McCartney conquistou o título de Campeã Mundial do Ironman em sua primeira participação no Ironman World Championship em 1982. Como uma estudante universitária de 22 anos da UC Irvine, McCartney ficou famosa ao ultrapassar Julie Moss engatinhando nos últimos 10 metros para conquistar o título do Ironman World Championship, ligando para sempre as duas em um dos momentos mais marcantes da história do Ironman e do esporte feminino. McCartney completou seis provas Ironman World Championship como profissional, de 1982 a 1988, e inspirou audiências globais com suas performances.

“Muito obrigada por esta incrível honra! Desde que cruzei a linha de chegada em 1982, tenho abraçado o estilo de vida Ironman e compartilhado as valiosas lições de vida que o Ironman me ensinou com meus entes queridos e comunidade. Estou muito emocionada que agora, como parte do Hall da Fama do Ironman , terei um novo começo com minha ‘Ohana do Ironman para retribuir mais, orientar, encorajar e ter mais oportunidades de realizar sonhos no esporte do triatlo e no Ironman para as futuras gerações”, agradeceu McCartney.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br