(foto: Don MacKinnon / AFP)
O Brasil fez história no Mundial de rugby sevens neste fim de semana! As Yaras estão na disputa do circuito mundial pela fase de grupos da 4ª etapa da Série Mundial de Rugby Sevens (SVNS) de 2024/25. Na sexta-feira, elas venceram a Austrália, atual campeã do mundo da modalidade, e neste sábado bateram a Espanha.
Pela segunda rodada do torneio, a Seleção Brasileira surpreendeu. Pela primeira vez na história, o Brasil bateu a Austrália, pelo placar de 14 a 12. Antes disso, as Yaras haviam perdido para o Canadá por 26 a 19. A competição está sendo disputada em Vancouver, no Canadá.
Nesse sábado (22/2), o Brasil encarou a Espanha. A Seleção precisava vencer se quisesse avançar às quartas de final em primeiro lugar do grupo. E assim fizeram. O resultado foi histórico. As Yaras venceram por 19 a 17.
Nas quartas de final, no entanto, o Brasil perdeu para o Fiji por 46 a 0. As atletas não tiveram o mesmo desempenho e caíram de ritmo. Ainda assim, elas estão em busca de uma marca inédita para a Seleção na modalidade.
Neste domingo (23/2), as brasileiras vão enfrentar a Inglaterra pelo quinto lugar do Mundial. Até então, o melhor resultado foi um 6º lugar no torneio de Dubai, em 2021. Atualmente, as Yaras ocupam o top 10 do mundo no rugby feminino.