12/12/2024
13:31

Bicampeão mundial, lenda do basquete brasileiro morre aos 89 anos

Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro (foto: Beto Miller/CBB)

Lenda do basquete brasileiro, Amaury Pasos morreu na madrugada desta quinta-feira (12/12) aos 89 anos. Ele é considerado o atleta mais vencedor da história da Seleção Brasileira do esporte e está no Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).

Amaury Pasos foi o melhor jogador das Copas do Mundo de 1959 e 1963, ou seja, protagonizou os únicos títulos mundiais do Brasil na história do basquete masculino e ainda é o único jogador da história da modalidade a ser MVP em duas copas.

A lenda ainda esteve em duas das três medalhas olímpicas do Brasil no basquete. A equipe liderada por Amaury ficou com o bronze nos Jogos Olímpicos de Roma 1960 e Tóquio 1964.

O velório de Amaury Pasos será aberto aos fãs e ocorrerá na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo, a partir das 10h, e vai até às 18h.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) fez questão de exaltar o legado deixado por Amaury Pasos por meio da fala do presidente Guy Peixoto Jr.

“Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações”, destacou.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br