A Data Fifa reserva um compromisso importante para Atlético e Grêmio, que medirão forças em duelo atrasado da sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A seguir, o No Ataque informa as prováveis escalações para o jogo que será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 desta quarta-feira (9/10).
As equipes farão confronto direto por vaga na Copa Libertadores de 2025. O Galo é o 10º colocado na tabela de classificação do Brasileirão, com 37 pontos, enquanto o Tricolor Gaúcho ocupa a 11ª posição, com 35.
Pela 29ª rodada, na sexta-feira (4/10), o Grêmio venceu o Fortaleza, por 3 a 1, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. No sábado (5/10), o Atlético tropeçou e cedeu empate ao Vitória, por 2 a 2, na Arena MRV.
Desfalques do Atlético
O Atlético deve ter, ao todo, nove desfalques para enfrentar o Grêmio – oito deles já confirmados. O zagueiro Junior Alonso (Paraguai), o meio-campista Alan Franco (Equador) e o atacante Eduardo Vargas (Chile) representam os respectivos países em compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Por sua vez, o goleiro Everson terá de cumprir suspensão automática. Ele foi expulso no duelo contra o Vitória e será outra baixa para Milito.
No departamento médico do Galo, quatro nomes seguem em recuperação. São eles: o lateral-esquerdo Guilherme Arana (lesão na coxa esquerda), o meio-campista Zaracho (procedimento cirúrgico), o meia-atacante Bernard (lesão no joelho direito) e o atacante Cadu (lesão no joelho direito).
Quem deve completar a lista de ausências é o atacante Alisson. O jovem de 19 anos continua em transição após se recuperar de lesão na coxa esquerda.
A provável escalação do Atlético
Preservados no empate entre Atlético e Vitória, o zagueiro Battaglia e os atacantes Hulk e Paulinho devem voltar a ser acionados por Milito. O trio, que ficou de fora por controle de carga contra o Leão da Barra, treinou normalmente nessa segunda-feira (7/10), na Cidade do Galo.
A tendência é que os três iniciem como titulares diante do Grêmio, já que o próximo compromisso alvinegro será somente na quarta-feira seguinte (16/10). A presença de Paulinho é a mais incerta, porque o atacante tem sido poupado de jogos do Campeonato Brasileiro em virtude de uma dor óssea na perna direita.
Com retorno de titulares importantes e ausências de outros, o Galo deve ter força máxima – dentro das possibilidades – na partida contra o Tricolor Gaúcho. Na defesa, Lyanco, Battaglia e Bruno Fuchs devem batalhar por duas vagas na zaga. Já no ataque, caso Paulinho não reúna condições de jogo, Deyverson deve ser o substituto.
Assim, uma provável escalação do Atlético conta com: Matheus Mendes; Saravia, Lyanco, Battaglia (Bruno Fuchs) e Rubens; Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa e Igor Gomes; Hulk e Paulinho (Deyverson).
Desfalques do Grêmio
O técnico Renato Gaúcho tem duas baixas por convocações no Grêmio. São elas: o volante Mathías Villasanti (Paraguai) e o atacante Yeferson Soteldo (Venezuela), que representarão as respectivas seleções em compromissos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O zagueiro Gustavo Martins, por sua vez, sofreu lesão na coxa esquerda e segue recuperação no departamento médico do clube gaúcho. Já os laterais-direitos João Pedro e Fabio terão de cumprir suspensão automática diante do Galo.
O atacante Nathan Fernandes é outra ausência. Ele foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.
LEIA TAMBÉM: Grêmio deve ter “lateral-torcedor” de 19 anos entre os titulares contra o Atlético
A provável escalação do Grêmio
Por outro lado, Renato Gaúcho deve contar com cinco retornos no Grêmio. São eles: o goleiro Agustín Marchesín, os zagueiros Jemerson, Kannemann e Rodrigo Ely, além do meio-campista Miguel Monsalve.
Dessa forma, uma provável escalação do Grêmio conta com: Marchesín; Igor Serrote, Jemerson, Kannemann (Rodrigo Ely) e Reinaldo; Dodi, Pepê, Edenilson e Cristaldo; Aravena e Braithwaite.
A notícia Atlético x Grêmio: desfalques e prováveis escalações para jogo pelo Brasileiro foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas.