Após quase 14 anos, o Atlético voltará a jogar no Estádio Brinco de Ouro da Princesa – um dos mais tradicionais do futebol paulista. Casa do Guarani em Campinas, no interior de São Paulo, o local foi palco de uma partida do Galo pela última vez em 2010.
Em 3 de novembro daquele ano, Guarani e Atlético empataram, por 0 a 0, em duelo disputado pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Bugre terminaria aquela edição rebaixado, na 18ª colocação, enquanto o Galo concretizaria campanha abaixo das expectativas, na 13ª posição.
Naquela ocasião, o time mineiro foi escalado pelo técnico Dorival Júnior, hoje na Seleção Brasileira, com: Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Alê (Rafael Jataí), Zé Luís, Édison Méndez (Fernandinho) e Diego Souza (Renan Oliveira); Diego Tardelli e Obina.
Quase 14 anos depois daquela partida, o Atlético voltará ao Brinco de Ouro para enfrentar o Palmeiras, em compromisso pela 28ª rodada do Brasileirão. Isso porque o Allianz Parque, casa do Verdão na capital paulista, estará em preparativos para receber show do guitarrista e cantor britânico Eric Clapton.
Palmeiras e Atlético medirão forças no Brinco de Ouro em 28 de setembro (um sábado), às 18h30. No primeiro turno, o Verdão levou a melhor diante do Galo e venceu na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 4 a 0.
Atlético no Brinco de Ouro
Segundo dados do Galo Digital, o Atlético já atuou 18 vezes no Brinco de Ouro. Foram seis vitórias, seis empates e cinco derrotas em confrontos contra o Guarani, além de um empate em duelo contra a Ponte Preta – arquirrival do Bugre em Campinas.
O Galo já chegou a ter, inclusive, decisão de mata-mata no estádio. Em 25 de outubro de 1995, a equipe alvinegra avançou às quartas de final da Copa Conmebol ao superar o Guarani, por 1 a 0 – após empate por 1 a 1 no Mineirão, em BH. O Atlético terminaria aquela edição do torneio continental como vice-campeão.