O Atlético esbarrou na trave e na irregularidade ao longo do jogo e empatou por 1 a 1 com o Cuiabá neste sábado (17/8), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois gols da partida foram marcados em cobranças de pênalti na Arena MRV.
O Galo entrou em campo com um time praticamente todo reserva e abriu o placar com Igor Gomes, aos 10’. A equipe vinha bem até levar o gol de Pitta aos 43’.
O desempenho no segundo tempo caiu, e a equipe mineira não conseguiu encontrar alternativas para ameaçar o Cuiabá. Ainda assim, acertou a trave duas vezes e teve um gol anulado por impedimento ao longo dos 90 minutos
O time vive momento inconstante na Série A. Além do empate neste sábado, perdeu para o Criciúma e empatou com o Cruzeiro nos últimos três jogos.
Com o resultado, o Atlético fica na oitava posição – ao menos momentaneamente, com 30 pontos, oito a menos do que o Bahia, sexto colocado. Já o Cuiabá se manteve na vice-lanterna, com 18 pontos.
Próximos jogos de Atlético e Cuiabá
O Atlético terá pela frente uma decisão na volta das oitavas de final da Copa Libertadores. O alvinegro encara o San Lorenzo na terça-feira, às 21h30, na Arena MRV.
Já o próximo jogo pelo Brasileiro será contra o Fluminense, no próximo sábado, às 21h, também em Belo Horizonte.
O Cuiabá, por sua vez, volta a campo para enfrentar o Palmeiras pela Série A. A partida será disputada no Allianz Parque, em São Paulo, no sábado, às 18h30.
Atlético x Cuiabá: o jogo
Visando a Libertadores, o técnico Gabriel Milito escalou apenas dois titulares absolutos no Atlético: o goleiro Everson e o meia Bernard. Apesar disso, foi o Atlético quem iniciou melhor o duelo, pressionando o adversário com rápida troca de passes.
Logo em um dos primeiros ataques, Palacios foi derrubado por Juan Tavares na grande área. O árbitro Davi de Oliveira Lacerda assinalou impedimento na jogada, mas o VAR constatou que não houve. Com isso, o dono do apitou checou o lance e marcou o pênalti. Igor Gomes foi para a bola e abriu o placar aos 10’: 1 a 0.
O Cuiabá até começou a ter um pouco mais a posse de bola a partir disso, mas não conseguia sair de trás. Palacios seguia sendo a principal ‘arma’ do alvinegro na partida, sendo muito participativo com dribles e cruzamentos.
E foi pelo lado direito que o Galo quase ampliou. Bernard cruzou, e Igor Gomes acertou o travessão de cabeça.
Os visitantes avançaram as linhas de marcação e tentavam dificultar a saída de bola do Atlético. Em bola parada, também acertaram a trave de cabeça, com Marllon.
As equipes, então, diminuíram o ritmo, e o jogo ficou mais truncado. Antes do fim do primeiro tempo, o árbitro foi novamente acionado pelo VAR, desta vez para checar possível pênalti de Mariano em Marllon, e assinalou a falta. Pitta finalizou forte no canto direito de Everson e empatou: 1 a 1 aos 43’.
Desempenho ruim no segundo tempo
O Cuiabá voltou a assustar logo na volta do intervalo, em uma falha de Everson. Já o Atlético tinha dificuldades para sair jogando e não conseguia encontrar os jogadores mais avançados em campo.
Diante disso, Milito deixou o time mais ofensivo ao tirar os meias Bernard e Igor Gomes para as entradas dos atacantes Cadu e Paulinho. Apesar disso, os visitantes mantiveram a postura e chegavam com perigo principalmente em contra-ataques.
O Galo apresentou leve melhora no fim, acertou a trave e chegou a marcar com Deyverson, mas o gol foi anulado por impedimento. O alvinegro seguiu no controle da partida, mas lidava com a mesma falta de criatividade.
No fim, tentou explorar muito os cruzamentos, principalmente após a entrada de Gustavo Scarpa, mas parou na defesa do Cuiabá. Apito final com empate na Arena MRV.
Atlético 1 x 1 Cuiabá
Atlético
Everson; Mariano (Saravia, no intervalo), Bruno Fuchs, Lyanco e Rubens; Fausto Vera, Alan Franco, Bernard (Paulinho, aos 17’ do 2ºT) e Igor Gomes (Cadu, aos 17’ do 2ºT); Palacios (Alisson, aos 17’ do 2º) e Deyverson (Gustavo Scarpa, aos 31’ do 2ºT)
Técnico: Gabriel Milito
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre (Railan, aos 30’ do 2ºT), Marllon, Bruno Alves, Alan Empereur e Juan Tavares; Lucas Mineiro, Denilson (Derik, aos 30’ do 2ºT), Lucas Fernandes (Filipe Augusto, aos 46’ do 2ºT) e Max (Fernando Sobral, aos 12’ do 2ºT); Pitta (André Luís, aos 30’ do 2ºT)
Técnico: Petit
Gols: Igor Gomes, aos 10’ do 1ºT; Pitta, aos 43’ do 1ºT
Cartões amarelos: Fuchs, Mariano e Alan Franco; Lucas Mineiro, Matheus Alexandre, Denilson, Bruno Alves, Juan Tavares e Alan Empereur
Data: 17/8/2024 (sábado)
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Motivo: 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)