04/01/2025
00:51

Atlético em 2025: cinco desafios para o clube na temporada

Conselho Deliberativo do Atlético aprova novo estatuto; veja mudanças

Atlético em 2025: cinco desafios para o clube na temporada (Sede do Atlético, em Belo Horizonte)

Mais um ano se inicia! No dia a dia na Cidade do Galo, o Atlético tentará deixar para trás os traumas de 2024 e construir um 2025 melhor, sonhando em reencontrar a rota das grandes conquistas. Neste 1º de janeiro, o No Ataque elenca cinco desafios para o clube na temporada.

Do fortalecimento do elenco à reconstrução do futebol feminino, o Galo terá projetos importantes a executar dentro e fora de campo em 2025. Há mais de um ano operando como Sociedade Anônima de Futebol (SAF), o clube espera caminhar no sentido da sustentabilidade financeira para se aproximar das glórias esportivas.

Cinco desafios para o Atlético em 2025

1. Fortalecer o elenco

Com quatro competições no calendário em 2024, o Atlético teve dificuldades para “dividir atenções” e enfrentou dificuldades na Série A do Campeonato Brasileiro, com direito à briga contra o rebaixamento na última rodada. Pelo que se viu dentro das quatro linhas no ano anterior, o fortalecimento do elenco aparece como fator preponderante para que o Galo trilhe trajetória mais segura em 2025.

Ainda que uma reformulação mais profunda não esteja nos planos dos dirigentes, o empresário Rubens Menin revelou que o clube deve contar com “cinco ou seis” movimentações de saída, bem como cinco ou seis chegadas. As contratações de ao menos um lateral-direito, um meio-campista e dois atacantes são investimentos esperados pela torcida, e o processo, evidentemente, terá participação do técnico Cuca.

Na última terça-feira (31/12), o Atlético anunciou as chegadas dos meio-campistas Patrick e Gabriel Menino. Os atletas foram envolvidos na negociação para a venda do atacante Paulinho ao Palmeiras.

2. Conquistar o hexacampeonato estadual

Outro importante desafio para o Atlético em 2025 é reforçar a hegemonia estadual. Caso vença a próxima edição do Campeonato Mineiro, o Galo garantirá o hexa pela segunda vez na história – a primeira e única até o presente momento ocorreu entre 1978 e 1983.

Se a conquista de 2024 já exigiu boa dose de esforço por parte do Atlético, a tendência é que a deste ano reserve ainda mais dificuldades. Com investimentos cada vez maiores para fortalecimento de elenco, o arquirrival Cruzeiro também tem como um dos objetivos do ano encerrar a sequência do Galo no Estadual.

Atlético é o atual pentacampeão mineiro - (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Atlético é o atual pentacampeão mineiro(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

3. Voltar a garantir vaga na Libertadores

Entre as metas esportivas do Atlético para 2025, também está o retorno à Copa Libertadores. E o objetivo pode ser alcançado por diferentes vias: seja por meio de uma grande conquista na temporada ou através de uma campanha sólida na Série A do Campeonato Brasileiro.

Disputar o torneio mais importante do continente é fundamental para o Galo, que se firmou nos últimos anos como um dos principais clubes da América. O caminho mais acessível pode ser a Copa Sul-Americana, que certamente terá o Atlético como um dos favoritos à taça.

4. Reduzir o endividamento

Os efeitos do elevado endividamento do Atlético podem não ser assunto frequente para a maior parte dos torcedores alvinegros, mas afetam significativamente os planos do clube. Diante de um cenário de alta de juros na economia brasileira, o Galo segue tendo de arcar com significativas despesas financeiras todos os meses.

Ainda com dívida bilionária, o Atlético encontra barreiras para direcionar investimentos mais robustos como os dos grandes concorrentes à montagem do elenco. Repetir o fluxo de caixa operacional positivo de 2024, portanto, será meta crucial para os empresários que ditam os rumos da SAF alvinegra em 2025 – ainda que novos aportes “de fora” se façam necessários.

5. Reconstruir o futebol feminino

O ano de 2024 foi trágico para o futebol feminino do Atlético. A campanha no Campeonato Brasileiro terminou com rebaixamento e desempenho vexatório na maioria das partidas: distante das prioridades da SAF, as Vingadoras encerraram a competição nacional na lanterna, com apenas um ponto em 15 jogos. Já no Campeonato Mineiro, o Galo não passou da primeira fase.

Outro dos desafios dos empresários que comandam o clube, desta maneira, será a reconstrução da modalidade. O clube deve promover mudanças significativas no elenco em busca de melhores resultados em 2025.

Jogadoras do Atlético, pelo Brasileiro Feminino - (foto: Daniela Veiga/Atlético)

Atlético foi rebaixado no Brasileiro Feminino(foto: Daniela Veiga/Atlético)

A notícia Atlético em 2025: cinco desafios para o clube na temporada foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM