O Atlético viveu dois momentos distintos na tarde deste sábado (5/10), na Arena MRV. Após um primeiro tempo intenso e dominante, o Galo ‘colapsou’ na segunda etapa e empatou por 2 a 2 com o Vitória, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols dos mandantes foram marcados por Fausto Vera e Eduardo Vargas, enquanto Wagner Leonardo e Alerrandro fizeram para o Leão.
Com o empate, o Galo chegou aos 37 pontos e subiu para a nona posição, ultrapassando o Vasco – que ainda joga na rodada e tem 36. Já o rubro-negro segue em 17º, agora com 29.
Mesmo com time alternativo, o Atlético não abandonou suas características e iniciou a partida com bastante intensidade e em busca de abrir o placar. O primeiro gol saiu logo aos 7 minutos, com o volante Fausto Vera. A partir daí, o time mineiro pouco sofreu e ainda ampliou o marcador, com o Vargas aos 44.
O cenário na segunda etapa foi completamente diferente. O Galo voltou do intervalo desligado, enquanto o Vitória se lançou à frente para buscar o empate. Com gols de Wagner Leonardo e Alerrandro, os baianos chegaram à igualdade. A situação ficou ainda mais caótica quando o alvinegro teve o goleiro Everson expulso.
Próximos jogos
O Atlético volta a campo na próxima quarta-feira (9/10), contra o Grêmio, em duelo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada na Arena MRV, a partir das 19h30.
O Vitória, por outro lado, descansa até 19 de outubro (sábado), quando recebe o Bragantino no Barradão. O duelo, válido pela 30ª rodada, está marcado para começar às 16h.
O jogo
Mesmo sem a maioria titulares, o Atlético manteve a principal característica ofensiva do time de Milito: construir por fora de finalizar por dentro. Nas alas, Rubens e Palacios davam amplitude, enquanto Eduardo Vargas e Deyverson eram acionados para pelo centro, seja para chutar ao gol ou para fazer pivô para quem vinha de trás.
Intenso desde o início, o Galo não demorou para abrir o placar. Aos 7 minutos, Junior Alonso lançou Vargas na área, que escorou de peito para Fausto Vera marcar o gol.
Em vantagem, o Atlético seguiu buscando os jogos pelas laterais, mas também construiu jogadas ofensivas a partir da pressão pós-perda. Nos raros momentos em que o Vitória conseguiu furar passar da marcação, levou perigo ao Galo.
Por jogar com dois alas bastantes avançados e somente Alan Franco e Otávio à frente do trio de zagueiros, o Atlético tinha certa dificuldade de recompor em situações de contra-ataque, isso porque sobrava espaço para que meias e atacantes do Vitória partirem em velocidade. Para infelicidade dos baianos, as poucas oportunidades não foram aproveitadas.
Aos 44, quando parecia que não haveria mais perigo na primeira etapa, Brahian Palacios recebeu na ponta direita e cruzou para área. O atacante Eduardo Vargas resvalou na bola, que desviou no zagueiro Néris, do Vitória, antes de morrer no fundo da rede.
Segundo tempo
O começo da segunda etapa foi mais aberto, mas de poucas emoções. O Vitória conseguia ter mais posse que na primeira metade da partida, mas não transformou isso em jogadas de perigo. Enquanto o Atlético, menos intenso, também não chegava com frequência ao ataque.
Foi em uma cobrança de escanteio que o Leão descontou. Aos 19 minutos, Matheuzinho cruzou na cabeça de Wagner Leonardo, que ganhou de Otávio no alto e marcou.
O empate não demorou para sair. Aos 23, Rubens errou um passe no campo de atacante e a bola sobrou para Alerrandro. O atacante formado nas categorias de base do Galo partiu em velocidade, deu um drible desconcertante em Bruno Fuchs e marcou o gol.
A partir daí, o Atlético se mostrou nervoso em campo, com muitos erros de passe e posicionamento. O Vitória se jogou ainda mais à frente, mesmo que sem muita organização. A situação alvinegra se tornou ainda pior aos 37, quando o goleiro Everson tocou com na bola com o braço fora da área e, após análise do VAR, foi expulso
Depois do cartão vermelho, o jogo ficou mais truncado. O Vitória não soube aproveitar a vantagem numérica, e o Atlético, apesar de ter volume, não conseguiu finalizar. Assim, o duelo terminou empatado por 2 a 2.
Atlético 2 x 2 Vitória
Atlético
Everson; Lyanco, Fuchs (Saravia, aos 32 do 2ºT), Alonso e Rubens; Otávio, Fausto Vera, Igor Gomes (Gustavo Scarpa, aos 24 do 2ºT) e Palacios (Kardec, aos 31 do 2ºT); Vargas (Alan Franco, aos 24 do 2ºT) e Deyverson (Matheus Mendes, aos 38 do 2ºT). Técnico: Gabriel Milito.
Vitória
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Zé Hugo, aos 41 do 2ºT), Néris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan (Ricardo Ryller, aos 16 do 2ºT), Willian Oliveira e Matheuzinho; Carlos Eduardo (Edu, no intervalo), Gustavo Mosquito (Janderson, aos 17 do 2ºT) e Alerrandro (Everaldo, aos 28 do 2ºT). Técnico: Thiago Carpini.
Cartões amarelos: Bruno Fuchs (Atlético)
Cartão vermelho: Everson (Atlético)
Gols: Fausto Vera (Atlético, aos 7 do 1ºT), Eduardo Vargas (Atlético, aos 44 do 1ºT) / Wagner Leonardo (Vitória, aos 19 do 2ºT), Alerrandro (Vitória, aos 23 do 2ºT)
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Data: 5/10
Horário: 16h30
Público: 34.910
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (MG) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP)
VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)