(foto: Leandro Couri/EM/DA.Press)
Classificado para a final do Campeonato Mineiro, o Atlético busca um feito que só dois times conseguiram na história: conquistar a competição em seis edições consecutivas.
O primeiro a atingir tal feito foi o América, adversário do Galo na final de 2025. Soberano em Minas Gerais no início do Estadual, o Coelho levantou 10 taças seguidas entre 1916 e 1925.
Quatro jogadores participaram de toda a campanha do decacampeonato: Kainço (Carlos Alberto Quadros), que se tornou presidente do clube mais tarde; Gargalhada (Celso Mascarenhas); Affonso Silviano Brandão, primeiro presidente do América; e Geraldino de Carvalho, primeiro negro a fundar e a jogar em um time de futebol do Brasil.
O próprio Atlético foi o outro time a conquistar o Mineiro em seis anos consecutivos, de 1978 a 1983. Na oportunidade, grandes nomes da história do clube foram decisivos nas campanhas vitoriosas, como o goleiro João Leite, o zagueiro Luisinho, os meias Toninho Cerezo e Paulo Isidoro e os atacantes Éder Aleixo e Reinaldo.

Desde então, nenhum outro clube conseguiu emplacar uma sequência de títulos parecida até o atual time do Galo. A maior neste período pertencia ao Cruzeiro, com três títulos entre 1996 e 1998.
Times que conquistaram o Mineiro por seis edições seguidas ou mais
- América: 1916 a 1925 (10 títulos)*
- Atlético: 1978 a 1983 (6 títulos)
*No Campeonato Mineiro de 1925, o América foi campeão com apenas um jogo. Isso porque os outros times desistiram do campeonato pela qualidade do Coelho e assinaram um documento dando o título ao clube.
A atual sequência do Atlético
O Atlético chegou à 19ª final seguida do Mineiro e agora busca o sexto título consecutivo após conquistar todas as edições desde 2020. Os únicos jogadores que estiveram no elenco do clube desde o primeiro título são o zagueiro Igor Rabello e o lateral-esquerdo Guilherme Arana.
Apesar disso, o grande nome da geração é o atacante Hulk. Com sete gols em sete jogos, ele busca a artilharia do campeonato pelo quarto ano seguido, algo que não acontece há mais de 100 anos.
Atlético x América na final
Atlético e América se enfrentarão nas finais em 8 e 15 de março, ainda sem horários definidos pela Federação Mineira de Futebol (FMF). O Coelho decidirá o segundo jogo em casa por ter sido líder do Grupo B na primeira fase, enquanto o Galo ficou em segundo lugar no Grupo A.
Além de impedir a sequência do rival, o América tenta levantar a taça do Mineiro pela primeira vez desde 2016. O Coelho chega à decisão após eliminar o Cruzeiro na semifinal, enquanto o alvinegro bateu o Tombense.