Nasceu em Belo Horizonte o atacante que ajudou o Volta Redonda a conquistar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. Trata-se do artilheiro Italo Carvalho, que marcou oito gols e deu três assistências na Terceira Divisão.
O Voltaço, que garantiu o acesso nesse domingo (29/9), ainda vai disputar a última rodada da segunda fase e as semifinais da Série C. O time fluminense é líder do Grupo A, com sete pontos, e não pode ser alcançado pelos rivais que estão em terceiro e quarto.
Italo, entretanto, não participou de toda campanha. O centroavante iniciou a Série C pelo Volta Redonda, mas deixou o clube antes do fim da primeira fase para jogar no Daegu, da Coreia do Sul. A transferência, firmada no começo de julho, foi por empréstimo de um ano.
Antes de ir para o clube coreano, o atacante chegou a interessar o América, que joga a Série B. A negociação, porém, não avançou em função da concorrência do Daegu, que ofereceu um salário maior.
Mesmo após três meses, Italo ainda aparece entre os cinco principais artilheiros da competição. A artilharia é divida entre os atacante Paulo Sérgio, do Náutico, e Kayke, do São Bernardo, ambos com 10 gols.
Carreira de Italo Carvalho
Revelado pelo Villa Nova, clube da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Italo começou a se destacar no cenário do futebol brasileiro em 2022. Naquele ano, marcou quatro gols em 11 jogos pelo Luverdense e 11 gols em 17 partidas com a camisa do Amazonas.
Ele foi o artilheiro da Série D na temporada, com 11 gols, ao lado do companheiro de ataque, Rafael Tavares. A dupla ajudou o clube amazonense a conquistar o acesso à Terceira Divisão.
Italo começou o ano seguinte pelo América-RN. Após seis gols em 15 jogos, foi para o Volta Redonda. Lá, voltou a se destacar e foi o vice-goleador da Série da Série C, novamente com 11 gols, atrás apenas de Sassá, que balançou as redes 18 vezes.
Volta Redonda de volta à Série B
O Volta Redonda vai disputar a Série B do Brasileiro pela primeira vez desde 1998. O time que leva o mesmo nome de sua cidade-sede conquistou a vaga nesse domingo (29), com a vitória do Remo por sobre o São Bernardo, por 1 a 0, pela quinta rodada do Grupo A da segunda fase da Série C.
No último sábado (28), o Voltaço venceu o Botafogo-PB, por 2 a 1, no Raulino de Oliveira, e chegou aos nove pontos, na liderança do grupo. A vitória do Remo neste domingo garantiu matematicamente as duas equipes na Série B de 2025, pois o Leão Azul também alcançou os nove pontos restando apenas uma rodada para o fim dessa fase.
Dessa forma, São Bernardo, com cinco pontos, e Botafogo-PB, com dois, não têm mais chances de alcançar Volta Redonda e Remo.
Agora, com o acesso garantido, tanto o Volta Redonda quanto o Remo focam em alcançar a final da Série C e, quem sabe, encerrar a temporada 2024 com o título da competição.