Com 1,90m de altura e faro de gol, o centroavante Gustavão, de 20 anos, tem deixado boas impressões aos torcedores do Athletic neste início de Campeonato Mineiro. Titular em quatro dos cinco jogos da equipe comandada por Roger Silva no Estadual, o jogador é um dos artilheiros do Esquadrão de Aço na competição. Fato curioso é que o atleta teve passagem pelas categorias de base do Atlético – clube com o qual se reencontrará nesta terça-feira (4/2), pela primeira vez como profissional.
Gustavão defende as cores do Athletic desde 2022, quando deixou o sub-17 do Galo. A estreia como profissional ocorreu em 17 de agosto do ano passado, quando o jovem entrou nos acréscimos da vitória do Esquadrão de Aço sobre o Floresta-CE, por 3 a 1, pela primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro.
Nas primeiras semanas de 2025, o centroavante tem trabalhado para se firmar no time principal do Athletic. Ele marcou dois gols na goleada da equipe alvinegra sobre o Villa Nova (6 a 1), pela terceira rodada do Mineiro, e outro na vitória sobre o Tombense (3 a 1), pela quarta rodada.
Gustavo passou pelas categorias de base de América e Atlético
Formado no Real Esporte Clube, de Caeté, e posteriormente no Boleiros Futebol Clube, de Pirapora, Gustavão teve a primeira grande oportunidade da carreira nas categorias de base do América. Depois, passou por Minas Boca, quando fechou parceria com a empresa Gol Brasil, que agencia a carreira do atleta desde 2020.
Um dos empresários do centroavante, Alexandre Faria avalia o jogador como “um profissional muito dedicado, com comportamento de um atleta de ponta e sempre focado na preparação”. Gustavão chegou a fazer período de testes no Flamengo, mas acabou assinando contrato de formação com o Atlético em junho de 2021.
No Galo, o jogador sofreu com uma importante lesão, que acabou por tirá-lo de alguns jogos. O atacante foi liberado pelo clube da capital em meados de 2022.
O No Ataque apurou que, no clube mineiro, a avaliação é de que Gustavão não alcançou a performance esperada e estava atrás dos principais concorrentes de posição. Um deles era Pedro Ataíde – que hoje, aos 19 anos, ostenta status de um dos destaques da base alvinegra.
Ida ao Athletic e crescimento profissional
Após a liberação do Atlético, o staff de Gustavão foi procurado por Fábio Mineiro, hoje presidente da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Athletic. A assinatura de contrato com o Esquadrão de Aço ocorreu em julho de 2022, pela “organização e trabalho profissional realizado pelo clube”, na concepção de Alexandre Faria.
As boas performances no sub-20 do clube de São João del-Rei renderam ao atleta as chances no início do Campeonato Mineiro. Ao lado do companheiro David Braga, Gustavão está atrás apenas de Gabigol (quatro gols), do Cruzeiro, na artilharia geral da competição.
Reencontro entre Atlético e Gustavão
O reencontro entre Atlético e o Athletic de Gustavão ocorrerá a partir das 21h30 desta terça-feira, quando as equipes medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte. O duelo será disputado pela sexta rodada do Estadual.
O Galo é o terceiro colocado do Grupo A do Mineiro, com sete pontos – um a menos que o líder Betim. Já o Esquadrão de Aço é o líder do Grupo B, com 12.