Possível oponente do Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal, a Argentina tem 100% de aproveitamento na competição. A equipe enfrenta a França na semifinal, a partir das 12h desta quinta-feira (3/10), a Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão.
Das cinco vitórias da Argentina no torneio, a de maior notoriedade foi contra a Ucrânia, na primeira rodada do Grupo C. Os hermanos atropelaram por 7 a 1, gols de Kevin Arrieta (2), Alan Brandi, Matías Rosa, Cristián Borruto (2) e Lucas Bolo.
O placar ganhou mais força pelo fato de a Ucrânia ter chegado à semifinal do Mundial. Nesta quarta (2), os ucranianos fizeram jogo duro contra o Brasil e perderam de virada por 3 a 2, depois de estarem duas vezes à frente no marcador.
Artilheiro
O ala Alan Brandi, de 36 anos, é o artilheiro da Argentina no Mundial, com sete gols em cinco partidas. Seu grande momento ocorreu diante de Angola, em 21 de setembro, quando balançou a rede cinco vezes no triunfo da Albiceleste por 9 a 5.
Brandi é jogador do Jaén Paraíso Interior, clube da I División Futsal, principal liga da modalidade na Espanha. Em 2023/24, o argentino marcou 15 gols em 38 jogos. Pelo clube, sagrou-se campeão da Copa da Espanha em 2018 e 2023.
O argentino também teve sucesso em outros países da Europa. No Benfica, sagrou-se campeão da Liga Portuguesa de Futsal (2014/15), da Taça de Portugal (2014/15) e da Supertaça (2015). Pelo Luparense, venceu a Série A Italiana em 2016/17.
Remanescentes do título de 2016
Em 2016, a Argentina conquistou o Mundial de Futsal, na Colômbia, ao bater a Rússia por 5 a 4 na final. O elenco atual tem cinco jogadores que levantaram o troféu há oito anos: Nicolás Sarmiento, Pablo Taborda, Alan Brandi, Kiki Vaporaki e Cristián Borruto.
No título mundial da Argentina em 2016, na Colômbia, Brandi marcou dois gols em cima da Rússia, enquanto Kiki Vaporaki anotou um tento.
Convocação da Argentina
Veja abaixo os 14 atletas chamados pelo jovem treinador Matías Lucuix, de 38 anos.
Goleiros
- Nicolás Sarmiento (Anderlecht, da Bélgica)
- Nicolás Kravetzky (Barracas Central, da Argentina)
Fixos
- Pablo Taborda (Ecocity Genzano, da Itália)
- Lucas Bolo (Napoli, da Itália)
Alas
- Agustín Plaza (Peñíscola, da Espanha)
- Sebastián Corso (Industrias Santa Coloma, da Espanha)
- Luciano Gauna (Peñíscola, da Espanha)
- Constantino “Kiki” Vaporaki (Riga FS, Letônia)
- Ángel Claudino (Aspil Vidal Ribera Navarra, da Espanha)
- Lucas Trípodi (Aspil Vidal Ribera Navarra, da Espanha)
- Alan Brandi (Jaén Paraíso Interior, da Espanha)
- Kevin Arrieta (Nitida Alzira, da Espanha)
Pivôs
- Cristian Borruto (Napoli, da Itália)
- Matías Rosa (Jaén Paraíso Interior, da Espanha)