(foto: Leto Ribas/CBF)
O pivô Ferrão, da Seleção Brasileira de futsal, se pronunciou sobre o teste positivo para testosterona em exame realizado pela Fifa dois dias antes da final da Copa do Mundo de Futsal do ano passado. Ele foi afastado e pode pegar gancho de até quatro anos.
Eleito melhor do mundo pela Fifa em 2019, 2020 e 2021, o craque se defendeu e disse que houve contaminação acidental. Ele ainda se colocou à disposição para ajudar a esclarecer o caso.
“A substância em questão foi detectada em uma concentração extremamente baixa, compatível com um caso de contaminação acidental”, disse.
“Minha equipe de advogados já está conduzindo uma investigação detalhada para identificar a origem dessa substância e esclarecer completamente os fatos”, acrescentou.
Além disso, Ferrão afirmou ter compromisso com o fair play no esporte. “Reafirmo meu compromisso com o esporte limpo e a transparência, e estou cooperando integralmente com as autoridades competentes para esclarecer essa situação o mais rápido possível. Ao longo dos meus 20 anos de carreira, realizei vários testes antidoping e todos eles apresentaram resultados negativos”.
Ferrão fez o exame em 4 de outubro de 2024. No dia 6, ele foi autor de um dos gols da vitória da Seleção Brasileira sobre a Argentina, por 2 a 1, pela final da Copa do Mundo.
Tanto a prova quanto a contraprova dos exames feitos por Ferrão estavam com testosterona.
Atualmente, Ferrão defende o FC Semey, do Cazaquistão.
Veja a nota de Ferrão na íntegra
Diante das recentes notícias veiculadas na mídia, quero esclarecer que fui surpreendido por um exame de urina que apresentou resultado positivo para uma substância proibida.
A substância em questão foi detectada em uma concentração extremamente baixa, compatível com um caso de contaminação acidental.
Minha equipe de advogados já está conduzindo uma investigação detalhada para identificar a origem dessa substância e esclarecer completamente os fatos.
Reafirmo meu compromisso com o esporte limpo e a transparência, e estou cooperando integralmente com as autoridades competentes para esclarecer essa situação o mais rápido possível. Ao longo dos meus 20 anos de carreira, realizei vários testes antidoping e todos eles apresentaram resultados negativos.
Agradeço o apoio da minha família, dos fãs, da minha equipe e do meu clube, que confiam na minha inocência e têm me oferecido todo o suporte necessário neste momento. Tenho certeza de que a verdade prevalecerá.
Campanha na Copa do Mundo de 2024
O Brasil conquistou o hexacampeonato com 100% de aproveitamento na Copa do Mundo de Futsal. Na fase de grupos, venceu Cuba (10 a 0), Croácia (8 a 1) e Tailândia (9 a 1), e passou em primeiro.
Nas oitavas de final, passou pela Costa Rica ao vencer por 5 a 0. Depois disso, passou por Marrocos (3 a 1), nas quartas de final, e pela Ucrânia (3 a 2), na semifinal.
O ala brasileiro Marcel Marques, jogador do ElPozo Murcia, da Espanha, foi o artilheiro do Mundial, com 10 gols.
Além do ouro na Copa do Mundo de Futsal em 2024, a Seleção Brasileira venceu o torneio em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.