O América se mantém firme na briga pelo acesso. As contas, contudo, não são tão simples. O time idealiza a marca de 65 pontos para subir à Série A do Campeonato Brasileiro – para isso, precisa vencer seis dos oito jogos restantes. A sequência de compromissos na Série B liga alerta para superar os resultados do primeiro turno.
Na reta final da Segunda Divisão, pelo menos sete times ainda brigam pelo acesso – desses, o América ainda vai enfrentar Sport e Ceará. Entretanto, conforme pregado pelos jogadores, o foco é total até o fim do campeonato, já que a diferença de pontos é apertada.
O Coelho está em quinto, com 47 pontos – três de distância para o Mirassol, em quarto. O Sport, em terceiro, também soma 50, mas tem um jogo a menos que os demais. Já Novorizontino e Santos travam a briga pelo título – com 54 e 53 pontos, respectivamente.
Pela frente, o alviverde encara Avaí (fora), Goiás (casa), Operário (fora), Sport (casa), Amazonas (fora), Ituano (casa), Ceará (fora) e Brusque (casa).
No primeiro turno, contra os mesmos adversários, o América empilhou seis empates, uma vitória e uma derrota – um aproveitamento de 37,5%. Para garantir o acesso, a equipe tem que superar tais resultados para brigar na parte de cima da tabela – o aproveitamento almejado é de 75%.
Chance de acesso
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de acesso do América é de 20,9%. A equipe tem o desempenho em casa a seu favor – ainda não perdeu no Independência nesta temporada – em quatro dos oito jogos restantes na competição.
Resultados do primeiro turno
- América 1 x 1 Avaí – 12ª rodada da Série B
- Goiás 2 x 1 América – 13ª rodada da Série B
- América 2 x 0 Operário – 14ª rodada da Série B
- Sport 1 x 1 América – 15ª rodada da Série B
- América 0 x 0 Amazonas – 16ª rodada da Série B
- Ituano 0 x 0 América – 17ª rodada da Série B
- América 2 x 2 Ceará – 18ª rodada da Série B
- Brusque 0 x 0 América – 19ª rodada da Série B