O América pode passar por uma situação incomum na Série B do Campeonato Brasileiro. Na 35ª rodada, o alviverde pode enfrentar o Amazonas no estádio Antônio Afonso Jacob de Souza, em Careiro, a 123 quilômetros de Manaus. A curiosidade fica pelo o que cerca o Afonsão.
O estádio fica na beira do Rio Castanho, a ponto de o gandula correr o risco de buscar a bola na água dependendo da força do chute do jogador. A diretoria do Amazonas já tinha a ideia de mandar jogos no Afonsão desde o início da temporada. Agora, de acordo com o ge, já foram definidos até quais seriam essas partidas.
Além do duelo com o América, pela 35ª rodada, o desejo seria de levar para lá o confronto com o Goiás, pela 37ª. Até o momento, o aurinegro mandou partidas da Série B no Arena da Amazônia e no Estádio Carlos Zamith, ambos em Manaus.
Capacidade do Afonsão
Não há informações precisas sobre a capacidade exata do Afonsão, embora o projeto tenha sido feito para abrigar em torno de 8 mil pessoas. Na Série B do Campeonato Brasileiro, a CBF exige que os estádios tenham no mínimo 6 mil lugares.
O município de Careiro conta com 30.792 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desta forma, o Afonsão comportaria 26% da população local.
O trajeto de Manaus a Careiro demanda travessia de balsa no rio Negro e viagem pela BR-319, com duração de 2 horas e 30 minutos. No estádio Afonsão, no extremo do município, algumas casas estão instaladas entre as arquibancadas e o Rio Castanho.
América e Amazonas na Série B
América e Amazonas se enfrentam em 20 de julho, no Independência, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada da Série B. Em jogo de pouca inspiração do Coelho e bom trabalho defensivo da Onça Pintada, as equipes empataram por 0 a 0.
Neste momentos, os mineiros estão na oitava posição, com 35 pontos. Já os amazonenses aparecem um pouco mais abaixo, em 12º, com 32.
O duelo entre as equipes pelo returno, na 35ª rodada, com mando do Amazonas, está marcado para ocorrer em 5 ou 6 de novembro.