(foto: Mourão panda/América)
O América perdeu a invencibilidade na temporada 2025 e se complicou na disputa pela classificação à semifinal do Campeonato Mineiro. Neste sábado (8/2), o Coelho foi superado por 1 a 0 pelo Tombense, no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos, pela sétima rodada do Estadual. João Pedro, ex-atacante de Flamengo e Cruzeiro, marcou o gol da vitória do Gavião Carcará.
Com o resultado, o América segue na segunda colocação do Grupo B, com 11 pontos. O líder Athletic tem a mesma pontuação, mas pode disparar na ponta em caso de vitória sobre o Uberlândia, neste domingo (9/2), às 16h, no Parque do Sabiá. A derrota do time de São João del-Rei fora de casa é essencial para os planos do Coelho de chegar ao mata-mata estadual.
Já o Tombense fica na liderança do Grupo A, com 13 pontos. A equipe alvirrubra está à frente de Betim (11 pontos) e Atlético (10 pontos) e depende só das próprias forças para garantir vaga na semifinal do Mineiro.
O jogo
Só deu Tombense no primeiro tempo no Almeidão. Matheus Mendes adiou o gol da equipe da casa boas defesas nos chutes de João Vitor e João Pedro. No entanto, aos 42 minutos, João Pedro aproveitou cruzamento rasteiro na área e superou o goleiro americano, finalizando no cantinho esquerdo: 1 a 0.
Na volta para o segundo tempo, o técnico William Batista sacou o lateral-esquerdo Marlon, que atuou improvisado na ponta esquerda, e o volante Felipe Amaral – Kauã Diniz e Yago Santos entraram. Com as alterações, o Coelho melhorou o desempenho ofensivo e forçou o recuo do Tombense no início da segunda etapa.
Aos 12 minutos, o América chegou ao empate. Em cobrança de escanteio venenosa, Kauã Diniz mandou direto e fez um belo gol olímpico. No entanto, após revisão, o árbitro anulou o gol devido a uma falta de Miquéias no goleiro Matheus Aurélio.
Já aos 28 minutos, a intervenção do VAR frustrou o Tombense. Jefferson Renan foi derrubado por Kauã Diniz na área, e o árbitro assinalou pênalti. Antes da cobrança, o impedimento do atacante no início da jogada foi detectado.