19/09/2024
18:26

América empata com o Ceará em casa e fica ameaçado no G4 da Série B < No Ataque

América (foto: Mourão Panda/América)

O América terminou o jogo com o placar em igualdade mais uma vez. Neste domingo (28/7), o Coelho empatou com o Ceará por 2 a 2, no Independência, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com bom volume de jogo na primeira etapa, o alviverde diminuiu o ritmo no segundo tempo e ficou com quarto empate seguido na competição, o que deixou a equipe ameaçada no G4. Os gols do Coelho foram marcados por Alê e Juninho. Do lado do Vozão, Aylon e Erick Pulga balançaram a rede.

Com o resultado, o América fica na quarta posição, com 29 pontos. Nesta rodada, pode ser ultrapassado pelo Novorizontino, que enfrenta o Paysandu nesta segunda-feira (29/7), e pode chegar aos 30 em caso de vitória. Já o Ceará subiu duas posições e chegou em sétimo, com 26.

O primeiro tempo foi acalorado e bem movimentado. Os quatro gols da partida foram marcados ainda nos primeiros 45 minutos. Com o jogo lá e cá, as equipes dividiram as atenções e conseguiram ser bastante efetivas.

Contudo, na segunda etapa, o duelo ficou mais equilibrado, o que pode ser exemplificado pelo número de chances – 10 para o América e 13 para o Ceará. As equipes não conseguiram mais chegar com tanto perigo porque se viram travadas pelas defesas e com pouco espaço para trabalhar jogadas perigosas.

Próximos jogos

O América volta a campo na sexta-feira (2/8), para enfrentar o Brusque, às 19h, na Ressacada, em Florianópolis, pela 19ª rodada da Série B.

O Ceará enfrenta o Guarani, na terça-feira (6/8), às 21h, no Castelão, pela 19ª rodada.

O jogo

A partida começou acelerada. Logo no início, o Ceará construiu bem a jogada pelo meio. Recalde lançou para Pulga, que chegou em vantagem dos defensores do América. O goleiro Elias saiu para tentar a defesa, mas o atacante conseguiu a melhor e tentou encobrir. A bola bateu no travessão e voltou para os pés de Aylon, que estava livre de marcação, de frente para o gol, e não desperdiçou: 1 a 0.

Sem tempo para respirar, o Coelho se recompôs rápido para dar a resposta. O contragolpe veio em menos de dois minutos. Na bola parada, após cobrança de escanteio de Adyson, Renato Marques desviou na primeira trave e Fabinho cabeceou para o canto. Ele viu a bola acertar a trave e voltar para os pés de Alê, que não titubeou e mandou para as redes: 1 a 1.

O alviverde conseguiu realinhar as ideias e as características de jogo – com maior posse de bola, controlou a partida e mandou o Ceará para o campo de defesa, para pressionou nas tentativas. Mais ofensivo, o América embalou e teve paciência para programar as jogadas, principalmente pelos lados, com Fabinho e Marlon.

Foi do lado esquerdo que saiu a virada. Após lançamento na área, a bola passou pelo zagueiro Matheus Bahia. Adyson tentou disputar com o goleiro, mas a sobra foi nos pés de Juninho, que girou e chutou forte para marcar: 2 a 1.

O América passou a administrar o placar, ainda que na maior parte do tempo estivesse no campo ofensivo, a equipe também viu o Ceará crescer na partida. Os visitantes conseguiram pressionar, enquanto do outro lado o Coelho tentava trabalhar melhor as jogadas para chegar com perigo.

O Ceará contou com erro do alviverde para deixar tudo igual. Elias errou na saída de bola e mandou nos pés de Aylon, que tocou para Saulo. Ele finalizou forte, e o goleiro espalmou. Na sobra, Erick Pulga não perdoou: 2 a 2.

Segundo tempo

O ritmo da partida desacelerou. Na segunda etapa, os dois times ficaram bem equilibrados na disputa. Em busca de posse de bola e de mais calma para chegar perto do gol, as equipes focaram na marcação.

O América teve a melhor chance com Fabinho, na área, mas a defesa do Ceará impediu. Do outro lado, o Vozão fez o torcedor americano suspirar – Aylon disparou em velocidade e tocou para Saulo, que ia finalizar com grande perigo, mas Elias fez o corte preciso antes.

A partida não ganhou mais emoção. Os times não se arriscaram – com as linhas defensivas altas, a troca de passes foi o fundamento mais trabalhado no meio de campo, mas sem criatividade, o Coelho não conseguiu boas chances.

AMÉRICA 2 X 2 CEARÁ

América

Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Éder, Marlon; Alê (Elizari aos 36 do 2T), Juninho (Wallisson aos 26 do 2T), Felipe Amaral (Moisés, no intervalo); Fabinho, Adyson (Vinicius aos 16 do 2T) e Renato Marques (Felipe Azevedo aos 26 do 2T). Técnico: Cauan de Almeida

Ceará

Richard; Rafael Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo (Ramon Menezes, no intervalo) e Matheus Bahia; Lourenço, Patrick De Lucca e Recalde (Andrey aos 30 do 2T); Erick Pulga (Lucas Rian aos 24 do 2T), Saulo Mineiro (Raí Ramos aos 30 do 2T) e Aylon (Kaique Barbosa aos 47 do 2T). Técnico: Léo Condé

Gols: Aylon (aos 4 do 1T), Alê (aos 6 do 1T), Juninho (aos 17 do 1T), Erick Pulga (aos 43 do 1t)

Cartões amarelos: Felipe Amaral, Alê (América), David Ricardo (Ceará)

Motivo: 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: 28/7/2024 (domingo)
Horário: 18h30

Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Brígida Cirilo Ferreira (FIFA) (AL) e Fábio Pereira (TO)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (FIFA) (SP)

Público: 2.293

Renda: R$23.981,00

Confira a matéria completa em: noataque.com.br