O América procura superar a decepção do ano de 2024 para terminar 2025 mais feliz. Na próxima temporada, o Coelho vai encarar três compromissos – o Campeonato Mineiro, a Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O No Ataque elencou os cinco desafios para a temporada do clube.
Seja do acesso à Série A, que deve ser um objetivo interno do clube, até mesmo à venda da SAF, que pode ser uma negociação mais complexa, o América encara os problemas para superar os traumas e garantir o sucesso dentro de campo em 2025. Em ano de reformulação e reestruturação, o time tem o desafio de equilibrar o financeiro e ainda entregar bons resultados esportivos.
De forma geral, o objetivo é retornar ao cenário nacional, com mais poder e confiança nas competições de peso, como o Brasileiro e a Copa do Brasil.
Acesso à Série A
O primeiro desafio é conquistar o acesso à Série A. Em 2024, a decepção foi grande – a equipe caiu de rendimento e não conseguiu reagir – já na 22ª rodada deixou o G4 e não retornou mais. Nesta temporada, contudo, o Coelho não chega como favorito para subir à Primeira Divisão.
Além disso, no segundo ano na Série B, a pressão aumenta. Por outro lado, o alviverde terá que lidar com orçamento baixo. Os reforços até então não são de peso. As apostas são grandes, já que o clube terá o investimento reduzido devido a temporada passada, em que o lucro foi baixo – faturou com venda de jogadores e pouco em premiação (apenas a primeira fase da Copa do Brasil).
Reestruturação do elenco
O América também vai precisar lidar com a reestruturação do elenco. O clube anunciou 15 saídas (o goleiro Elias, os zagueiros Éder e Jhow, o lateral-direito Daniel Borges, o lateral-esquerdo Nicolas, os meio-campistas Flávio, Moisés, Juninho, Wallisson, Daniel Júnior, e os atacantes Vinicius, Brenner, Azevedo, Davó e Rodriguinho.
Até então, quatro reforços foram anunciados – o Coelho apostou em atletas jovens que ainda não estão consolidados no futebol nacional e não tiveram muito espaço nos clubes. Além disso, o novo técnico William Batista tem a missão de conseguir fortalecer o elenco jovem que pode ter calendário cheio a depender do quão longe for na Copa do Brasil, por exemplo.
Voltar à final do Estadual
A última vez que o América disputou a final do Campeonato Mineiro foi em 2023. Na ocasião, perdeu para o Atlético e ficou com o vice-campeonato. O último título foi em 2016, quando bateu o Galo.
Em 2024, o Coelho foi até à semifinal, mas acabou perdendo para o alvinegro. O desempenho foi dentro do esperado – apesar de planejar disputar a finalíssima, a campanha até à semi serviu para que o América começasse a temporada com o pé direito – perdeu apenas um jogo na competição.
Reestruturar gestão
No fim de 2024, o América apresentou o “Projeto A+”, que consiste em renovar as metas do clube, que pretende voltar à Série A e manter o lugar na Primeira Divisão a longo prazo. Dessa forma, o Coelho quer reestruturar a gestão interna – partindo do departamento de futebol até à presidência.
Em 2025, o alviverde tem o desafio de apresentar novo CEO que vai comandar o futebol. Além disso, os ‘antigos’ mandatários como Marcus Salum e Euler Araújo pretendem se distanciar dos cargos diretamente ligados ao clube – eles desejam estar mais na supervisão.
Venda da SAF
Por fim, um desejo antigo do América deve ser o foco de 2025: a venda da SAF. Alinhado a reestruturação da gestão, o presidente Marcus Salum afirmou que pretende apresentar proposta para a associação aprovar a negociação das ações do clube.
O desafio está em encontrar um investidor que ocupe o posto idealizado pela diretoria do América: o clube almeja investimento no futebol e profissionalização de todos os departamentos – desde a base, feminino e até elenco profissional.
A notícia América em 2025: cinco desafios para o clube na temporada foi publicada primeiro no No Ataque por Izabela Baeta