América e Sport vão medir forças na Série B do Campeonato Brasileiro na briga pelo acesso. Os times chegam para o confronto desta segunda-feira (28/10), às 21h, no Independência, com trunfos opostos ao longo da temporada. Enquanto o Coelho ostenta marca invicta como mandante, o Leão é o postulante da melhor campanha como visitante.
Nesta temporada, o alviverde ainda não perdeu no Independência. É a maior sequência sem derrotas entre os times da Série A e B. A última derrota no Horto foi em 2023, no fim da Série A – aquela que culminou no rebaixamento.
São 22 jogos de invencibilidade – são 14 vitórias e oito empates. Desta conta, 20 jogos foram em 2024, levando em consideração as disputas pelo Campeonato Mineiro e pela Série B.
A última derrota do Coelho no Horto foi em 8 de novembro de 2023: 3 a 0 para o Coritiba, na 33ª rodada da Série A. O jogo ficou marcado pelo decreto do rebaixamento do alviverde mineiro, que deixou o campo sob vaias e protestos da torcida.
O trunfo do alviverde mineiro é um gás para seguir sonhando com o acesso. A situação não é simples. Nos cinco jogos restantes, a equipe precisa vencer os cinco, além de ter que secar os adversários. O América está em oitavo, com 49 pontos somados.
O trunfo do Sport
O Sport é o melhor visitante da Série B. São 16 jogos, seis vitórias, seis empates e quatro derrotas – um aproveitamento de 50%. A equipe marcou 15 gols, mas sofreu 14 fora de casa. As derrotas longe da Ilha do Retiro foi para o Ituano, Goiás, Vila Nova e Brusque.
A equipe está na briga, inclusive, pelo título – está em segundo, com 59 pontos. O líder é o Santos, também com 59 e 17 vitórias, mas com quatro gols de saldo a mais.
O retrospecto
O retrospecto dos confrontos entre as equipes é favorável ao América. Nos cinco jogos que foi mandante na Série B diante do Sport, o Coelho venceu dois, enquanto o Leão triunfou apenas uma vez. Além desses, foram mais outros dois empates.
A derrota para o Sport em casa foi em 2019, no último ano em que os times se encontraram na Segunda Divisão. Na ocasião, o Leão venceu o Coelho por 2 a 1.