O América segue repetindo roteiros. Com a mesma falta de criatividade e pecando nas finalizações, o time fez mais um jogo apagado e empatou com o Brusque por 0 a 0, nesta sexta-feira (2/8), na Ressacada, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida ruim não ajudou nenhuma das equipes, que permanecem ameaçados – ainda que de formas opostas.
Com o resultado, o Coelho subiu para a terceira posição, com 30 pontos – mas pode acabar fora do G4, já que foi o primeiro confronto desta rodada. Já o Brusque está na 18ª posição, com 19 – mesmo número de pontos da Chapecoense, primeiro time fora do Z4.
A partida morna e sem graça para o telespectador deixou em evidência a falta de repertório das duas equipes. De um lado, o América não conseguiu se impor e empatou o nono jogo na competição. O alviverde vem sofrendo com o mesmo problema há algumas rodadas – não consegue propor ritmo e se vê amarrado no meio de campo, sem fundamentos para produzir jogadas perigosas.
Próximos jogos
O América volta a campo para enfrentar o Botafogo-SP, na sexta-feira (9/8), às 21h30, no Independência, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Já o Brusque pega o Mirassol, na sexta (2/8), às 21h, no Campos Maia, também pela 20ª rodada.
O jogo
As duas equipes começaram em ritmo lento. Sem muita emoção, a troca de passes ficou travada no meio de campo, sem grandes avanços ou jogadas perigosas. Mesmo que o Brusque pecasse no acerto dos passes, o América insistiu nas tentativas pelo lado esquerdo, que não surtiram efeito.
Os donos da casa conseguiram assustar primeiro. A melhor finalização veio apenas aos 20 minutos, quando Serrato se livrou da marcação na pequena área, mas mandou a bola do lado de fora da rede.
Sofrendo com a falta de criatividade e com a dificuldade de encontrar espaços para dar sequência nas jogadas ofensivas, o América preferiu arriscar de longe. A melhor chance veio com Adyson, que chutou de fora da área e viu a bola passar rente ao travessão.
O jogo ganhou tom mais movimentado nos últimos 10 minutos da primeira etapa. Os times aceleraram os passes e se mantiveram mais próximos das metas adversárias – ainda assim, era visível o pouco poder de criação dos dois lados e a falta de ‘calibre’ nas finalizações. Contudo, ambas as defesas conseguiram interceptar as jogadas e mantiveram as linhas organizadas.
Segundo tempo
O técnico Cauan de Almeida fez duas mudanças na intenção de agregar na velocidade e no poder de criação. Os meio-campistas Fernando Elizari e Thauan Willians entraram no lugar de Felipe Amaral e Renato Marques, respectivamente. As novas peças se encaixaram no esquema de jogo já em ação.
Minutos depois de levar sufoco do Brusque, o Coelho tentou responder. O zagueiro Éder cobrou falta de Éder e a bola desviou em Wallace. O goleiro Matheus Nogueira, bem posicionado, fez a defesa e o travessão ainda salvou.
As mudanças surtiram efeito. Em jogada iniciada no meio de campo, Elizari lançou Juninho para correr pelo lado direito. O capitão enxergou Thauan chegando em boa condição na pequena área e cruzou. O jogador finalizou, mas viu o goleiro salvar. O América tentou novamente no rebote, mas Matheus Nogueira estava em noite inspirada: defendeu de novo.
O Coelho abusou dos erros nos passes e não conseguiu concluir as chances – facilitou para a defesa do Brusque, que se propôs a tentar evitar qualquer avanço.
BRUSQUE 0 X 0 AMÉRICA
Brusque
Matheus Nogueira; Éverton Alemão, Ianson, Wallace; Matheus Pivô, Rodolfo Potiguar, Jhemerson (Dentinho aos 18 do 2T), Serrato, Diego Mathias (Luiz Henrique aos 27 do 2T); Guilherme Queiróz (Diego Tavares aos 26 do 2T) e Paulinho Moccelin (Cristovam aos 37 do 2T). Técnico: Luizinho Vieira
América
Elias; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho (Rodriguinho aos 43 do 2T), e Felipe Amaral (Elizari, no intervalo); Adyson (Moisés aos 34 do 2T), Fabinho (Vinicius aos 34 do 2T) e Renato Marques (Thauan Willians, no intervalo). Técnico: Cauan de Almeida
Cartões amarelos: Mateus Pivô (Brusque), Ricardo Silva, Adyson (América)
Motivo: 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Ressacada, em Florianópolis
Data: 2/8/2024 (domingo)
Horário: 19h
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira (BA) e Ledes José Coutinho Neto (BA)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)