24/11/2024
17:10

América cede empate para o Avaí e perde chance de zerar diferença para o G4 < No Ataque

América e Avaí pela Série B (foto: Mourão Panda/América)

O América até sonhou com a vitória nesta sexta-feira (11/10), na Ressacada, pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe saiu na frente e tentou conter os donos da casa, mas acabou cedendo o empate para o Avaí e foi embora com o 2 a 2 no placar.

Com o resultado, o Coelho deixou passar a oportunidade de igualar pontuação e colar de vez no G4. O time segue em quinto lugar, com 48 pontos – dois de distância para o Mirassol, o quarto colocado, mas que ainda entra em campo nesta rodada. Mesmo que ainda não entrasse na zona de classificação, o alviverde se colocaria ainda mais próximo do sonho do acesso.

Já o Avaí se vê mais distante do objetivo de subir à Série A. A equipe chegou a 43 pontos, em oitavo lugar.

O primeiro tempo foi de grandes emoções. O América saiu na frente logo nos primeiros segundos. Depois viu o Avaí crescer na partida e empatar, mas respondeu à altura e ampliou o placar. No segundo tempo, trabalhou para controlar o marcador, mas sofreu grande pressão dos donos da casa e levou o empate.

As emoções, contudo, ainda não tiveram fim. O América chegou a marcar mais um gol, mas ficou frustrado ao ver o impedimento ser assinalado pelo VAR.

Próximos jogos

O Avaí volta a campo para enfrentar o Amazonas, na sexta-feira (18/10), às 21h30, na Arena da Amazônia, pela 32ª rodada da Série B.

Já o América pega o Goiás, na quinta-feira (17/10), às 20h, no Independência, pela 32ª rodada.

O jogo

O América não deu sequer tempo para o Avaí pegar na bola. Logo aos 40 segundos, Fabinho lançou Rodriguinho pelo lado esquerdo e correu para a área para cabecear o cruzamento. O goleiro César Augusto espalmou. Bem posicionado, Elizari não desperdiçou no rebote e empurrou para o fundo da rede: 1 a 0.

Com o susto logo no início, o Avaí tentou espremer o Coelho no campo defensivo, mas não descolou chances tão perigosas. Em contrapartida, o América até se saiu bem e investiu nas jogadas pelos lados. Com maior posse de bola, o alviverde protagonizou boa oportunidade com Brenner, mas que na sobra de defesa do goleiro adversário, furou a bola.

O Avaí cresceu na partida a partir de desatenção do América – que decidiu subir a marcação e abriu espaço nas costas. No contra-ataque, Hygor lançou Pottker no meio da defesa mineira, que não conseguiu acompanhar na corrida. O atacante cruzou rasteiro para a área e encontrou Andrey, que mandou para deixar tudo igual: 1 a 1.

Na sequência, o Leão da Ilha aumentou a pressão. Em confusão na pequena área, Elias espalmou a bola, que sobrou para Hygor. O atacante encheu o pé e finalizou no travessão. Na sobra, ele tentou novamente. Lucão apareceu para salvar em cima da linha e afastar o perigo.

Se de um lado o Avaí havia desperdiçado a grande chance da virada, o América mostrou seu poder efetivo e respondeu. Em jogada pela esquerda, Rodriguinho cruzou para a área na cabeça de Brenner, para balançar as redes: 2 a 1.

Segundo tempo

O segundo tempo teve certo protagonismo do Avaí, que foi mais ofensivo e pressionou alto. O América não teve outra alternativa se não ficar mais recuado. O time trabalhou duro para controlar o placar e contou com a defesa e com o goleiro Elias para evitar o empate.

O Coelho encontrou certa dificuldade para criar jogadas e não conseguiu manter muito tempo de posse de bola, para investir na troca de passes. Com isso, apostou no contra-ataque. A melhor chance só foi sair depois do primeiro terço da etapa complementar, quando Davó saiu na frente e ficou cara a cara com o goleiro, mas o viu fazer defesa difícil.

A pressão do Avaí, contudo, surtiu efeito. Já com a marcação frouxa, o América diminuiu o ritmo e abriu espaço. Gaspar recebeu livre na linha de fundo, chutou cruzado para marcar golaço, sem chances para Elias: 2 a 2. No primeiro momento, foi marcado o impedimento no campo. Mas após revisão do VAR, o gol foi validado.

Os últimos minutos foram de grandes emoções. O América, que estava apagado e até desajustado, ressurgiu. O capitão Juninho apareceu sozinho, mas mandou para fora. Depois, Davó chegou a marcar, mas após revisão do VAR, o gol foi anulado por impedimento. A equipe ainda foi valente e seguiu na pressão, mas não acertou o alvo e ficou no suspiro.

AVAÍ 2 X 2 AMÉRICA

Avaí

César Augusto; Marcos Vinícius, Tiago Pagnussat, Gustavo Vilar e Mário Sérgio; Zé Ricardo, Rodrigo Santos (Pedro Castro
aos 37 do 2T), Andrey (Pedrinho aos 19 do 2T) e Giovanni (João Paulo aos 37 do 2T); Pottker e Hygor (Vagner Love aos 31 do 2T). Técnico: Enderson Moreira

América

Elias; Daniel Borges, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Alê (Wallisson aos 38 do 1T), Elizari (Moisés aos 17 do 2T), Juninho; Fabinho (Vitor Jacaré aos 38 do 1T – Renato Marques aos 48 do 2T), Rodriguinho e Brenner (Davó aos 17 do 2T). Técnico: Lisca

Gols: Elizari aos 40 segundos do 1T, Andrey aos 25 do 1T, Brenner aos 34 do 1T, Gaspar aos 28 do 2T
Cartões amarelos: Rodriguinho

Motivo: 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 11/10/2024 (sexta-feira)
Estádio: 
Ressacada, em Florianópolis

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: 
Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Philip Georg Bennett (RJ)

Confira a matéria completa em: noataque.com.br