Responsável por eliminar o Atlético na segunda fase da Copa do Brasil de 2020, o Afogados vive situação complicada no Campeonato Pernambucano. A três rodadas do fim da primeira fase do torneio, a equipe tricolor luta contra o rebaixamento.
O Afogados de Ingazeira está na nona posição, com quatro pontos. Foram quatro empates e duas derrotas em seis jogos.
Como 10 equipes disputam o Pernambucano, as três últimas são rebaixadas. O lanterna é o Petrolina, que soma três, enquanto o primeiro time fora da zona de descenso é o Decisão, com seis unidades.
Caminho do Afogados até o fim da primeira fase
Mesmo brigando contra o rebaixamento, o Afogados ainda pode se classificar à segunda fase. Isso porque, a depender de uma combinação de resultados, pode pular de nono para sexto já na próxima rodada.
Todavia, a missão é complicada. Nos dois próximos jogos, o Afogados enfrentará equipes que brigam pela liderança do torneio.
Neste domingo, visita o segundo colocado Náutico, pela sétima rodada. O duelo seguinte é contra o Maguary, que é vice-líder – com um jogo a menos em relação ao líder Santa Cruz.
Na última rodada, o Afogados visita o Jaguar, rival direto na luta contra o rebaixamento.
Tabela do Campeonato Pernambucano
- Santa Cruz – 13 pontos
- Maguary – 12 pontos (cinco jogos)
- Náutico – 10 pontos
- Sport – 9 pontos
- Retrô – 8 pontos
- Central – 6 pontos (duas vitórias)
- Decisão – 6 pontos (uma vitória)
- Jaguar – 5 pontos (cinco jogos)
- Afogados – 4 pontos
- Petrolina – 3 pontos
Atlético eliminado pelo Afogados em 2020
Em 26 fevereiro de 2020, o Atlético viveu uma “noite de terror” e foi eliminado precocemente pelo Afogados na segunda fase da Copa do Brasil. No tempo normal, os times empataram em 2 a 2 e, nas penalidades, os donos da casa venceram por 7 a 6. A partida foi disputada no Estádio Vianão, em Pernambucano.
A eliminação para o Afogados na Copa do Brasil daquele ano é considerada um dos maiores vexames da história recente do Atlético.