21/11/2024
20:50

Alex Poatan mantém cinturão do UFC com nocaute incrível contra algoz de lutador mineiro < No Ataque

Alex Poatan (foto: ReproduçãoRede Social X)

O cinturão dos meio-pesados da maior liga de MMA do mundo permanece no Brasil. Na noite desse sábado (29/6), em Las Vegas, nos Estados Unidos, o lutador paulista Alex Poatan Pereira, de 36 anos, manteve o título da categoria até 93kg do UFC ao derrotar o tcheco Jiri Prochazka, que é algoz do lutador mineiro Glover Teixeira.

A vitória de Poatan veio com um nocaute incrível aos 13 segundos do segundo round. Com um chute alto de esquerda, o brasileiro derrubou Prochazka, que ainda recebeu alguns socos no chão antes da interrupção do árbitro central Herb Dean.

Com o triunfo diante de Prochazka, Alex Pereira se tornou o maior brasileiro campeão do UFC entre os meio-pesados de todos os tempos. Ele superou lendas do MMA como Vitor Belfort, Maurício Shogun Rua e Lyoto Machida. Isso porque, pela primeira vez na história, um lutador do Brasil conseguiu defender o cinturão da categoria em dois combates valendo o título.

Brasileiros campeões no meio-pesado

Vitor Belfort foi campeão da categoria em janeiro de 2004 ao vencer Randy Couture, por nocaute técnico, no UFC 46. Contudo, ele perdeu o cinturão logo na primeira defesa. Em agosto daquele mesmo ano, o carioca foi nocauteado pelo próprio Couture em uma revanche no UFC 49.

Anos mais tarde, o Brasil voltou a ter um campeão da categoria com Lyoto Machida. Em maio de 2009, o carateca conquistou o título dos meio-pesados ao derrotar Rashad Evans, por nocaute, no UFC 98. Em outubro do mesmo ano, ele defendeu o título ao vencer o compatriota Maurício Shogun Rua, por decisão unânime dos juízes, no UFC 104.

Entretanto, em sua segunda defesa de cinturão, Lyoto perdeu para Shogun, por nocaute, em maio de 2010, no UFC 113.

Em março de 2011, no UFC 128, Shogun encarou ninguém menos que Jon Jones. O norte-americano, considerado hoje o melhor lutador peso por peso do mundo, venceu o brasileiro por nocaute técnico e iniciou assim um longo reinado na divisão.

Algoz de lutador mineiro

Com a mudança de Jon Jones para a divisão dos pesados, mais um brasileiro ostentou o cinturão da categoria até 93kg. O lutador mineiro Glover Teixeira venceu o então campeão Jan Blachowicz, por finalização, em outubro de 2021, no UFC 267.

Entretanto, ao defender o título em junho de 2022, no UFC 275, Glover foi finalizado justamente por Jiri Prochazka.

Alex Poatan no UFC

Ao todo, Alex Poatan tem nove lutas no UFC desde sua estreia na organização em novembro de 2021. São oito vitórias e apenas uma derrota.

Antes de fazer sucesso entre os meio-pesados, ele se tornou campeão dos médios – que já teve Anderson Silva como detentor do cinturão. Em novembro de 2022, Poatan venceu o nigeriano Israel Adesanya, por nocaute técnico, no UFC 281, e conquistou seu primeiro título no evento.

Em agosto de 2023, no UFC 287, Adesnya se vingou ao surpreender o mundo nocauteando Poatan numa revanche.

Sem o título dos médios, Poatan então resolveu migrar para os meio-pesados onde já tem quatro vitórias seguidas. Na estreia, derrotou Jan Blachowicz, depois conquistou o cinturão ao bater Jiri Prochazka pela primeira vez, defendeu o título contra Jamahal Hill e agora novamente venceu Prochazka.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br