13/11/2024
00:30

Agora empresário, ex-América aponta talento na base do Cruzeiro: ‘Potencial enorme’

Agora empresário, ex-América aponta talento na base do Cruzeiro: ‘Potencial enorme’

Agora empresário, ex-América aponta talento na base do Cruzeiro: ‘Potencial enorme’ (Time sub-10 do Cruzeiro)

Seis anos depois de encerrar a carreira nos gramados, Fernando Lisboa, o China, encontrou outra maneira de retornar ao mundo da bola. Valendo-se da experiência de quem esteve no América dos oito aos 22 anos de idade e passou por clubes da Espanha e de Portugal, o ex-meio-campista se tornou empresário de jogadores com cadastro na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em entrevista ao No Ataque, ele contou como surgiu a ideia.

“Essa ideia de se tornar empresário de jogador de futebol é muito por demanda. O China, do América, depois de tantos anos longe do futebol, ainda não morreu. Chegavam pais aqui e falavam comigo ‘eu tenho um filho, eu tenho um amigo, eu tenho um jogador que é novo, ele está precisando de uma oportunidade, está precisando de ser assessorado’. Eu ia nos lugares e, de fato, via potencial nesse atleta, nessa família. Porque quando você fala de jogadores de 10, 11, 12 anos, não é só com o atleta, é com toda a família, é um trabalho muito difícil, toda uma expectativa, acompanhamento que você faz na carreira desse atleta”.

Depois de ouvir inúmeros pedidos e sugestões, China teve uma conversa decisiva com o pai, que o aconselhou a transformar a vivência no futebol em negócio. Assim, o ex-atleta encontrou um espaço na rotina para conciliar a atividade de agente com as demandas do restaurante Casarão, em Belo Horizonte e Lagoa Santa.

“Um dia conversando com meu pai, ele falou comigo ‘Fernando, você ficou muito tempo no futebol profissional e você explora pouco essa área’. Na época, o restaurante estava rodando legal e eu estava com disponibilidade. Assim, amadureci a ideia de me tornar empresário de futebol para explorar essa área. E deu tudo certo”.

Talento na base do Cruzeiro

Rafael Lucas, jogador do sub-10 do Cruzeiro (crédito: Tiago Trindade e Cris Mattos/Onefoto)

Um dos garotos com quem Fernando Lisboa trabalha está na base do Cruzeiro. Rafael Lucas é visto como promessa para o futuro. Nascido em 2014, o menino de 10 anos se destaca nas competições e, na opinião do empresário, tem “potencial enorme” para virar um grande talento.

“Passei por todos os processos que a CBF solicita para me tornar intermediário de atletas. Tenho um número de intermediário, sou filiado à CBF e já trabalho com alguns jogadores. Tenho um atleta sub-10 no Cruzeiro que é um menino com potencial enorme. Então, aos poucos, estou voltando para o futebol”.

China, ex-jogador do América

Rafael Lucas foi convidado a integrar a base do Cruzeiro depois de se destacar no Columbia Esporte Clube, de Contagem, na Copa BH Kids 2023. As crianças nessa faixa etária costumam participar de torneios de futebol de 7.

Fernando compartilhou com o No Ataque vídeos de gols de Rafael tanto pelo Columbia quanto no Cruzeiro (assista abaixo).

Parceria com grandes empresários

China se registrou como intermediário na CBF em 28 de junho de 2024. Isso lhe deu segurança para fechar contratos com jogadores e familiares e resguardar os direitos caso algum dos seus clientes desponte no futebol.

“O mundo do futebol é muito traiçoeiro. E na base é um pouco mais do que no profissional. Porque no profissional tem a imprensa, que, indiretamente, consegue ‘fiscalizar’. Na base não tem muito isso. A gente tem contratos com os jogadores, com todo o aparato junto à CBF, que nos resguarda e resguarda o atleta. Mas ainda é uma coisa bastante difícil de lidar”.

O agente também vislumbra parcerias com profissionais de renome no mercado. Ele citou como exemplos Sandro Duarte, ex-meia do Cruzeiro, e Ehler Pessoa, que representam o centroavante Vitor Roque (emprestado pelo Barcelona ao Betis) e já tiveram ligação com Richarlison (Tottenham) e Matheusinho (Criciúma).

“A gente entende que tem dois níveis de empresários. A ideia de pequenos empresários igual a mim é formar atletas e formar bons homens, porque se ele não for um grande homem ele vai chegar ao futebol profissional e ficará no caminho. Tem a pressão da família, da imprensa, do clube e a própria pressão. Depois disso, a gente consegue ter acesso a empresários mais renomados. Eles têm o investimento, o dinheiro e podem mudar a vida da família. Eu hoje posso ir até certo ponto, mas, para frente é inviável. Não quer dizer que amanhã seja”.

Fernando Lisboa, o China, ex-jogador do América (crédito: Marcos Vieira/EM D.A Press)

Entrevista de China ao No Ataque

O No Ataque entrevistou Fernando Lisboa Lopes, o China, ex-jogador do América. Aposentado do futebol desde 2018, ele investe atualmente no restaurante Casarão, com duas unidades em Belo Horizonte e uma em Lagoa Santa. O empresário de 32 anos revelou os planos para expandir o negócio com franquias e revisitou a trajetória em campo pelo Coelho e outros clubes.

A notícia Agora empresário, ex-América aponta talento na base do Cruzeiro: ‘Potencial enorme’ foi publicada primeiro no No Ataque por Rafael Arruda

Confira a matéria completa em: noataque.com.br