A 99ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre ocorreu na manhã desta terça-feira (31/12) para fechar o calendário do ano esportivo. Na elite feminina, o Quênia manteve a hegemonia, com Agnes Keino sendo a grande campeã, com um tempo de 51min25, após ter boa vantagem durante grande parte da prova.
Agnes Keino começou a prova com a compatriota Cynthia Chemweno na cola, mas abriu distância da adversária e subiu a topo do pódio.
Em segundo lugar chegou Cynthia Chemweno (52min11s). A melhor brasileira na prova foi Nubia Oliveira, de 22 anos, que deu um gás no final da prova e terminou em terceiro lugar (53min24s). Anastazia Dolomongo (53min29s), da Tanzânia, e Tatiane Raquel da Silva (53min51s) completaram o pódio, na quarta e quinta colocação, respectivamente.
Como foi a prova?
A largada da prova foi disputada, mas logo as quenianas Cynthia Chemweno e Agnes Keino abriram distância do grupo próximo à Avenida Major Natanael, com Keino ocupando a liderança. As brasileiras Nubia de Oliveira e Pedrina Viera se mantiveram próximas às africanas.
Pouco depois da passagem pelo Estádio do Pacaembu, as quenianas ampliaram a vantagem sobre a dupla brasileira. Ambas seguiram próximas, e Agnes Keino se manteve à frente, apesar de ter Chemweno na cola. Na altura do Memorial da América Latina, Anastazia Dolomongo, da Tanzânia, deixou Nubia e Pedrina para trás, mas ainda distância da dupla que liderava a prova.
Faltando pouco mais de quatro quilômetros para o fim da prova, Agnes Keino já estava disparada na liderança e seguiu sozinha na ponta até cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. A Nubia Oliveira intensificou a corrida na parte final, ultrapassou Anastazia e chegou em terceiro lugar.
Confira as primeiras colocadas da São Silvestre:
1°. Agnes Keino (QUE)
2°. Cynthia Chemweno (QUE)
3°. Nubia de Oliveira (BRA)
4°. Anastazia Dolomongo (TZN)
5°. Tatiane Raquel da Silva (BRA)