23/02/2025
12:10

Abel Ferreira sobe tom, dispara críticas e cita Atlético em desabafo sobre gramado

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, na Arena MRV, estádio do Atlético (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

Nos últimos dias, alguns dos principais jogadores do futebol brasileiro, como os atacantes Neymar e Lucas Moura, têm se posicionado contra a utilização de gramados sintéticos nos estádios do país. Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira subiu o tom ao falar sobre o assunto e citou o Atlético, que vai utilizar o piso artificial na Arena MRV – assim como já ocorre no Allianz Parque, casa do Verdão.

“A pergunta que vocês têm que fazer é por que o Atlético, por exemplo, que fez uma arena nova, meteu um gramado novo e vai trocar pelo sintético? Não está escrito cientificamente que um gramado sintético provoca mais lesões que o natural ruim. Entendo o Neymar, porque nós já tivemos lá no Mundial e vocês também estiveram lá. Quem é que esteve aqui no Mundial comigo quando fomos? Vocês não viram a qualidade da grama natural? Melhor que o carpete que minha mulher tem lá em casa”, iniciou Abel em coletiva após a vitória do alviverde por 3 a 1 sobre o Botafogo-SP, nessa quinta-feira (20/2), pelo Campeonato Paulista.

Desde que foi inaugurada, em agosto de 2023, a Arena MRV convive com diversas críticas, inclusive de jogadores do próprio Atlético, em relação ao gramado. A dificuldade atleticana para melhorar as condições do campo motivou a troca para a grama sintética – processo que ocorre neste começo de temporada e tem previsão de estar finalizado até o início do Campeonato Brasileiro.

“Se a Uefa viesse regulamentar ou fiscalizar os gramados do Brasil, passava um – ou dois, não sei como está o do Juventude. Mas não tenho dúvidas, se você me pergunta, eu gosto de tudo natural. Natural é o que eu mais gosto”, prosseguiu o técnico do Palmeiras, que revelou não preferir o piso utilizado pelo Palmeiras no Allianz Parque.

O técnico, então, subiu o tom e citou estádios do Brasil dos quais ele não gosta do gramado.

“Sabem quantas vezes já joguei no Maracanã, um dos estádios mais míticos em nível mundial? Umas quatro ou cinco. Sabem quantas vezes o gramado estava médio? Zero. Joguei lá uma vez com o gramado mais ou menos. Sabem quando? Final da Copa Libertadores, quando a Conmebol disse: ‘Vamos parar isso, preciso de um mês para cuidar do gramado’.”

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras

“Ele (gramado sintético) é uniforme, não tem buracos. Ninguém vai levar a mal se eu disse que quando vamos ao Castelão, só peço aos meus jogadores para não torcerem os pés. Vejam o que disse o treinador do Flamengo (Filipe Luís) em relação àquele campo duro (do Maracanã). Vejam o que disse o Thiago Silva, que teve que sair no intervalo porque era duro.”

Não quis citar estádio do Corinthians

Ainda na mesma resposta, Abel Ferreira preferiu não elogiar nominalmente o campo da Neo Química Arena. O técnico disse que só há uma “gramado top” no Brasil, mas que não falaria qual porque já havia dito “500 vezes. Sabe-se, todavia, que ele se referiu ao do estádio do Corinthians. Isso porque, como o próprio técnico disse, o português já expressou essa opinião em diversas oportunidades.

“A questão não é sintético ou natural. É competência, qualidade e rigor. Quando nós falamos do gramado da Europa, eles investem. Investem, há regulamento, há fiscalizações. Quando não está como deve estar, os clubes são multados. Não estou defendendo nada, só quero que me digam quais são os gramados tops no Brasil? Tem um, que não vou dizer de quem, já disse 500 vezes. Façam todos igual àquele. Se fizerem todos iguais, top. Só que isso é tudo mentira, não fazem e nem vão fazer”, disse.

O treinador do Palmeiras também criticou o calendário do futebol nacional. “E a pergunta é: por que os clubes estão mudando para os gramados sintéticos? Eu digo: não tem condições um gramado natural acompanhar a densidade de jogos que têm aqui no Brasil, é impossível. Como vai no Maracanã que joga Vasco, Fluminense e Flamengo, um gramado natural aguentar? É impossível.”

Palmeiras leva vantagem?

Abel Ferreira aproveitou para rebater também os comentários que dizem que clubes que têm o gramado sintético nos próprios estádios levam algum tipo de vantagem em relação aos rivais que os visitam: “Quando o Palmeiras ganhou um dos campeonatos, fomos o melhor visitante, não foi mandante. Ano passado o Botafogo foi campeão como um dos melhores visitantes. Esqueçam isso”.

As críticas de jogadores brasileiros

Grandes jogadores do futebol brasileiro, o goleiro Cássio, o zagueiro Thiago Silva, os meio-campistas Coutinho, Gerson e Lucas e os atacantes Gabigol e Neymar, entre outros, uniram forças e fizeram movimento em defesa da grama natural e contra o gramado sintético nos estádios do Brasil.

“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos. Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim”, disseram os atletas em publicações nas redes sociais nessa terça-feira (18).

“Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste. Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam”, acrescentaram.

“Futebol é natural, não sintético! Não ao gramado sintético!”, postaram os jogadores.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM