O X voltou a funcionar no Brasil após 20 dias fora do ar
Na manhã desta quarta-feira (18), o X, antigo Twitter, voltou a funcionar no Brasil. Uma grande geração de memes e piadas nas redes sociais marcam o retorno da plataforma para os brasileiros.
Diversas pessoas comemoraram o retorno do X com “o Twitter voltou” e “gente o Twitter”, atingindo mais de 20 mil publicações. Muitos, ainda, brincaram com a multa de R$ 50 mil que seria aplicada diariamente pelo uso de rede privada virtual (VPN). Esta era uma medida que foi proposta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Entretanto, o retorno do X no Brasil ainda não é certeiro, deixando dúvidas se será definitivo ou temporário. A Itatiaia entrou em contato com o STF para conseguir novas informações e está no aguardo de um comunicado oficial.
No final do mês de agosto, a Anatel recebeu uma ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes, para bloquear o X (antigo Twitter) em todo o Brasil.
A agência já iniciou a comunicação com cerca de 20 mil provedores de internet, incluindo grandes operadoras como Claro, TIM e Vivo, e empresas locais.
O bloqueio ocorreu gradualmente e, após alguns dias, o X estava bloqueado em todo o país. Inicialmente, Moraes havia determinado a remoção de aplicativos e VPNs da Apple e Google, mas recuou, citando possíveis transtornos a terceiros.
Foto destaque: Reprodução/Mamun sheikh K/Shutterstock.com