As unhas precisam ‘respirar’ entre uma esmaltação e outra?
Existe a conversa, já há muito tempo, de que as unhas precisam “respirar” entre uma esmaltação e outra. Apesar do boato de longa data, Lucas Miranda, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o termo “respirar” não está sendo usado corretamente.
No entanto, ele reforça a necessidade de manter um tempo de descanso para evitar problemas como manchas (aquelas manchas amarelas) e ressecamento.
“Ao contrário do que se acredita, as unhas, feitas de queratina, uma proteína rígida, não têm capacidade de absorver oxigênio diretamente do ambiente. Ressecamentos e manchas podem surgir devido ao uso contínuo de esmaltes ou a remoção inadequada, especialmente em casos de unhas em gel“, conta.
Lucas ainda explica porque o uso contínuo de esmalte levam ao aparecimento de manchas amarelas, principalmente esmaltes escuros.
“Essas manchas ocorrem devido à absorção dos pigmentos do esmalte. A ausência de pausas entre as aplicações pode exacerbar esse efeito. É recomendado observar e examinar regularmente as unhas para identificar possíveis complicações”.
Confira dicas para manter as unhas sempre saudáveis:
- Hidratação: utilize cremes e óleos específicos cutículas;
- Alimentação balanceada: alimentar-se com alimentos ricos em botina, zinco e proteínas;
- Evitar uso de acetona: opte por removedores sem acetona e esmaltes hipoalergênicos;
- Fazer pausas em uso de esmaltes: dê um descanso entre as esmaltações.
Foto destaque: Reprodução/@viki.mani