A capital de São Paulo tem mais de 430 casos confirmados de mpox neste ano, sem registros de óbitos, enquanto o estado soma 673 casos
A cidade de São Paulo registrou 33 novos casos de mpox na última semana, elevando o total para 431 casos confirmados em 2024, segundo o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde divulgado nesta quinta-feira (3/10). Apesar do aumento, não houve registros de óbitos na capital neste ano. No estado, o número total é de 673 casos, também sem mortes.
O surto atual é consideravelmente menor em comparação a 2022, quando São Paulo teve 4.129 casos da doença, então conhecida como varíola dos macacos. Desde o início do monitoramento, a série histórica da doença no estado contabiliza 3.466 casos e 2 óbitos.
A vacinação contra mpox foi realizada em março deste ano na cidade, voltada para grupos de maior risco. Contudo, com o esgotamento das doses, a campanha foi encerrada. O Hospital Emílio Ribas, na zona oeste, segue como referência para casos graves. A Organização Mundial da Saúde validou recentemente a vacina da Bavarian Nordic, o que pode acelerar sua aquisição em novos lotes.
A mpox se transmite pelo contato íntimo com lesões cutâneas e os principais sintomas incluem febre, dores musculares e linfonodos inchados. As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção, como evitar contato com pessoas infectadas e manter a higiene adequada.
Foto destaque: Reprodução/Shutterstock