Polícia investiga o Hino Nacional em linguagem neutra
A Polícia Civil de São Paulo abriu um novo inquérito para investigar o uso da linguagem neutra no Hino Nacional durante um comício de Guilherme Boulos (PSol), candidato à Prefeitura de São Paulo.
A investigação foi iniciada após o senador Cleitinho (Republicanos-MG) denunciar ao Ministério Público Federal (MPF) a campanha de Guilherme Boulos por uso inadequado do Hino Nacional. O MPF repassou o caso ao Ministério Público Estadual, que solicitou à Polícia Civil a instauração de um inquérito. O delegado Tiago Fernando Correa, responsável pelo caso, mencionou legislação que proíbe modificações nos símbolos da República, incluindo o Hino Nacional, e identificou possíveis indícios de contravenção penal.
O coordenador da campanha de Boulos será intimado, e o delegado justificou a abertura do inquérito com base na necessidade de investigações mais aprofundadas, citando a Lei n.º 9.099/95.
A polêmica surgiu durante um evento de campanha no bairro Campo Limpo, São Paulo, quando a cantora Yurungai modificou a letra do Hino Nacional para uma versão em linguagem neutra, substituindo o trecho “dos filhos deste solo” por “des files deste solo”. Após a repercussão negativa, a campanha de Boulos rompeu o contrato com a produtora do evento e afirmou não ter sido informada previamente sobre a mudança no Hino.
Foto destaque: Reprodução/Leandro Paiva