Concorrência de datas entre Enem e decisão entre Atlético e Flamengo exige planejamento especial para garantir a mobilidade de estudantes e torcedores
Neste domingo (10), Belo Horizonte enfrentará o desafio logístico de sediar a final da Copa do Brasil entre Atlético Mineiro e Flamengo, na Arena MRV, ao mesmo tempo em que será realizado o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o início das provas do Enem marcado para 13h e o jogo previsto para 16h, a Polícia Militar de Minas Gerais anunciou um esquema de segurança reforçado para assegurar o deslocamento seguro tanto de candidatos quanto de torcedores.
Em coletiva de imprensa, o Tenente Coronel Israel Calixto informou que a Polícia Militar estará monitorando pontos estratégicos da cidade para minimizar transtornos. “Estamos preparados para duas grandes operações no domingo: o Enem e a final da Copa do Brasil”, declarou Calixto, destacando a necessidade de um planejamento específico para atender ambas as demandas.
Apesar de pedidos do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para alterar a data da partida, as solicitações não foram atendidas. Segundo o Consed, a sobreposição das datas pode prejudicar o acesso dos estudantes aos locais de prova e impactar o desempenho nos exames.
O Enem deve contar com 393 mil candidatos em Minas Gerais, enquanto a Arena MRV, com ingressos esgotados, espera um público de 45 mil torcedores.
Foto destaque: Reprodução/Leandro Colombo