A onda de calor traz baixa umidade em 20 estados e no DF
Desde o último domingo (08) até a próxima quinta-feira (12), uma onda de calor intensa atingirá oito estados no Brasil. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta laranja de “perigo” no último domingo. Nesse sentido, o Inmet divide a gravidade das ondas de calor em três níveis:
- Amarelo: potencial perigo;
- Laranja: perigo;
- Vermelho: grande perigo.
Este aviso laranja, de “perigo”, significa que a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12% e, ainda, as temperaturas ficam 5ºC acima da média por até cinco dias. Essa faixa de calor vai se estender da região Norte, em Rondônia, até o sul do país, no Rio Grande do Sul.
Esta nova onda de calor deve afetar, pelo menos, 1.746 municípios, e alta temperatura e a baixa umidade apresem riscos à saúde dos brasileiros. Outros 12 estados estão com aviso amarelo, de potencial perigo, que é válido até às 21h de hoje (10), ainda, nesses locais, a umidade deve variar 30% e 20%.
Recomenda-se que os residentes dessas áreas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposto ao sol em seus momentos mais quentes.
Foto destaque: Reprodução/chuchart duangdaw