A OMS convocou o Comitê de Emergência após o aumento de casos
Nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de Mpox na África como uma emergência de saúde pública global.
Nesse sentido, a OMS chamou seu comitê de emergências para discutir sobre a Mpox e novas preocupações acerca de uma nova cepa, mais mortal, do vírus, chamado clado lb. Esta nova variante atingiu quatro províncias no continente africano que, anteriormente, não haviam sido afetadas. Além disso, esta cepa foi contida na República Democrática do Congo, em um momento anterior.
O PHEIC, ou “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”, é um status especial que a OMS pode atribuir a certos eventos. Isso acontece quando há uma situação de saúde que pode se espalhar para outros países e causar problemas sérios em nível global.
Quando um surto de doença é declarado como PHEIC, significa que ele precisa de uma resposta coordenada e internacional para controlar a situação e proteger a saúde pública em diferentes países.
Na última terça-feira (13), os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças declararam a Mpox como um surto de emergência da saúde pública e segurança continental.
Desde o início deste ano, mais de 17 mil casos foram noticiados e outras 500 mortes por Mpox foram registradas em 13 países da África. Destes casos, 14 mil foram na República Democrática do Congo.
O que é a Mpox
Anteriormente, a Mpox era conhecida como “varíola dos macacos”, uma doença viral que espalha-se facilmente entre pessoas e animais infectados.
As formas de transmissão são através do toque, beijo ou sexo. Da mesma forma, através de materiais contaminados como lençóis, roupas e agulhas.
Entre os principais sintomas estão febre, erupção cutânea dolorosa, dor de cabeça, dores musculares e nas costas.
Foto destaque: Reprodução/