Astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore estão na estação há 153 dias, afetados por problemas no Boeing Starliner
Uma nova foto de Sunita Williams e Barry Wilmore, astronautas da Nasa retidos na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias, despertou alertas sobre o estado de saúde da dupla. Desde que o Boeing Starliner apresentou falhas técnicas, em 6 de junho, os astronautas permanecem na ISS. Embora ambos aparentem bom humor na imagem, sinais de cansaço e emagrecimento são evidentes.
A alimentação na estação foi destacada, revelando que os astronautas têm se mantido com refeições improvisadas, como pizzas e lanches calóricos. O Dr. Vinay Gupta, em entrevista ao Daily Mail, observou que o desgaste físico é esperado após tanto tempo em microgravidade, onde o corpo humano enfrenta maiores desafios para manter seu equilíbrio nutricional e muscular.
Segundo Gupta, o déficit calórico significativo que ocorre em viagens espaciais é responsável pelo emagrecimento. Em ambiente espacial, o corpo precisa de mais energia para compensar as condições extremas, como as baixas temperaturas. No entanto, a atrofia muscular causada pela ausência de gravidade se torna a principal preocupação, já que o ambiente espacial dificulta a manutenção da massa muscular, mesmo com exercícios.
Com a Nasa ainda trabalhando para corrigir os problemas da Starliner, a saúde física e mental dos astronautas permanece sob monitoramento constante.
Foto destaque: Reprodução/NASA