A mostra de cinema vem para conectar pessoa e estimular reflexões a favor do meio ambiente
Entre os dias 3 e 8 de julho, acontecerá a segunda edição da CineVale – Mostra de Cinema Ambiental do Vale do Rio Doce em Ipatinga. A programação do evento conta com diversos diálogos sobre formas de alcançar o equilíbrio na utilização dos recursos naturais de acordo com as práticas de sustentabilidade.
De acordo com o realizador do evento, Alexandre Luna, a mostra tem como objetivo principal conectar pessoas e estimular reflexões a favor do meio ambiente. “A iniciativa se beneficia da linguagem cinematográfica para abordar a sustentabilidade, tema muito pertinente”, diz.
A CineVale – Mostra de Cinema Ambiental do Vale do Rio Doce traz em sua programação a exibição de curtas-metragens e de longas de variados gêneros. Assim, ela acontecerá nas escolas estaduais Haydée Maria Imaculada Schittini e Professora Maria Antonieta e Escola Municipal Professor Mário Casassanta.
Nesse sentido, também acontecerão projeções ao ar livre nos dias 4 e 5 de julho, de 19h às 21h30, no Parque Samambaia, no bairro Bom Jardim; e, no dia 9 de agosto, na Praça do Ipaneminha.
Além disso, a CineVale oferecerá uma oficina livre Cinema, Mídia Móvel e Meio Ambiente, com produção de curtas em smartphone. O curso terá como ministrador o cineasta Gustavo Jardim e terá 12 horas de duração.
“Para essa atividade, são oferecidas dez vagas para cada escola contemplada com as exibições. As aulas vão até o dia 3 de julho, totalizando 36 horas, levando-se em conta o tempo dedicado a aulas práticas e teóricas ministradas em cada educandário”, explica o realizador da Mostra.
Foto destaque: Reprodução/Rodrigo Zeferino